Fertilidade de solos agrícolas próximo a fragmentos florestais nativos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p225Palavras-chave:
Desmatamento, Fragmentos florestais, Nutrientes, Matéria orgânica do solo, Borda florestal.Resumo
A estratégia implementada pelo governo para aumentar a cobertura florestal tem sido a punição dos proprietários que não seguem a legislação ambiental. As vantagens da presença de floresta em áreas agrícolas são raramente discutidas, como é o potencial que a floresta possui de fertilizar o solo ao seu redor. A influência da borda florestal na fertilidade do solo em áreas agrícolas foi verificada em cinco fragmentos florestais da região de Londrina – Paraná. O solo da região é originado de rochas basálticas, apresentando diferenças de acordo com a intensidade do intemperismo. O Latossolo Vermelho Distroférrico está presente no planalto intemperizado, o Nitossolo Vermelho Distroférrico nas vertentes e pequena porção de Neossolo Litólico nos locais mais elevados. Foi avaliada a fertilidade do solo, através de seus componentes; matéria orgânica (MO), pH, acidez potencial, Ca, Mg, K e P, em intervalos de 5m até a distância de 50m da borda florestal em direção à área agrícola. O conteúdo de matéria orgânica foi maior até 10 m de distância da borda florestal, o que demonstra o efeito positivo de florestas na agricultura. Fragmentos florestais maiores mostraram maior influência na quantidade de nutrientes do que fragmentos menores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.