Efeito do tipo e época de colheita das folhas de cebolinha (Allium fistulosum) na incidência do fungo Alternaria spp
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1996v17n1p40Palavras-chave:
Allium fistulosum, Alternaria, Cebolinha, Colheita, Patógeno.Resumo
A cultura da cebolinha é afetada por várias doenças bióticas, onde as fúngicas se destacam. Dentro deste grupo, as foliares são as que maiores prejuízos têm causado, afetando a parte da planta que é utilizada e comercializada. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do modo e época de colheita na incidência de Alternaria spp, em folhas de cebolinha em condições de campo. O experimento foi conduzido na área experimental do Dep. de Agronomia - CCA/UEL, nos meses de abril a junho de 1994. Foram utilizadas mudas com 3 bulbos cada e os tratamentos foram: testemunha (sem colheita); colheita total (100% das folhas) 20 dias após o plantio (dap); colheita total 42 dap; colheita total 58 dap; colheita parcial (50% das folhas) 20 dap; colheita parcial 42 dap e colheita parcial 58 dap. Apesar da incidência da doença ter sido pequena em função do pequeno número de lesões, estas se apresentaram bem desenvolvidas, afetando considerável porção do tecido foliar. Maior número de lesões foram observadas nos tratamentos com folhas mais velhas (testemunha) e nos de colheita parcial, quando comparados aos de colheita total para a mesma época. Os resultados indicam a existência de possível transferência de inoculo das folhas velhas para as novas. Em função dos resultados obtidos conclui-se que, para a boa sanidade e qualidade das folhas de cebolinha, a melhor prática é a colheita com remoção de todas as folhas, sem atraso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.