Desempenho térmico de aviário de postura acondicionado naturalmente

Autores

  • Marco Antônio Martin Biaggioni Universidade Estadual Paulista
  • Juliana Medeiros de Mattos Universidade Estadual Paulista
  • Samir Paulo Jasper Universidade Estadual Paulista
  • Luiz Antônio Targa Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p961

Palavras-chave:

Conforto térmico, Avicultura, Construções rurais.

Resumo

O objetivo do trabalho foi apresentar análises e comparações sobre o desempenho térmico de um galpão para aves de postura, na região de Bastos, estado de São Paulo, adaptado a partir de alternativas naturais de acondicionamento, tendo como referências um galpão não adaptado, ou seja, de tipologia mais comum na região e outro acondicionado artificialmente. Os parâmetros avaliados – Índice de Temperatura e Umidade (ITU), o Índice de Temperatura de Globo Negro (UTGU), Umidade e a Carga Térmica de Radiação (CTR) – foram calculados a partir de medidas de temperatura de bulbo seco, temperatura de bulbo úmido, temperatura de globo negro e velocidade do ar. As medições foram realizadas, nos ambientes internos e externos, em quatro horários (5, 11, 15 e 16 horas) na estação primavera e verão, durante dez dias consecutivos. Os resultados obtidos permitiram concluir que o sistema de acomodação natural apresentou desempenho intermediário em relação aos demais, possibilitando o controle do ambiente em níveis adequados, somente, durante a primavera.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marco Antônio Martin Biaggioni, Universidade Estadual Paulista

Eng. Agrônomo, Prof. Doutor do Depto. de Engenharia Rural, FCA-UNESP, Campus de Botucatu, Fazenda Experimental Lageado, Botucatu-SP.

Juliana Medeiros de Mattos, Universidade Estadual Paulista

Arquiteta, Mestranda PG Energia na Agricultura, Depto. de Engenharia Rural, FCA-UNESP, Campus de Botucatu, Fazenda Experimental Lageado, Botucatu-SP.

Samir Paulo Jasper, Universidade Estadual Paulista

Eng. Agrônomo, Doutorando PG Energia na Agricultura, Depto. de Engenharia Rural, FCA-UNESP, Campus de Botucatu, Fazenda Experimental Lageado, Botucatu-SP.

Luiz Antônio Targa, Universidade Estadual Paulista

Eng. Agrônomo, Prof. Doutor do Depto. de Engenharia Rural, FCA-UNESP, Campus de Botucatu, Fazenda Experimental Lageado, Botucatu-SP.

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

Biaggioni, M. A. M., Mattos, J. M. de, Jasper, S. P., & Targa, L. A. (2008). Desempenho térmico de aviário de postura acondicionado naturalmente. Semina: Ciências Agrárias, 29(4), 961–972. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p961

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)