Análise comparativa de dados meteorológicos obtidos por estação convencional e automática em Londrina - PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p299Palavras-chave:
Estação meteorológica, Análise comparativa, Variáveis climáticas.Resumo
O objetivo foi efetuar um estudo comparativo entre uma estação meteorológica convencional do IAPAR e outra automática pertencente ao SIMEPAR, localizadas lado a lado na estação experimental do IAPAR em Londrina - PR (latitude: 23º22'S; longitude: 51º10'W e altitude: 585m). Foram analisados dados diários das seguintes variáveis meteorológicas: precipitação (Prec), temperaturas máxima (Tmax), mínima (Tmin) e média (Tmed) do ar, velocidade do vento (V) e umidade relativa do ar (URmed), durante o período de 1/ 10/1999 a 31/12/2006. Foram utilizados nas comparações dos dados os seguintes índices estatísticos: coeficiente de determinação (R2); concordância (d); erro máximo (ME); erro absoluto médio (EAM); eficiência (EF); coeficiente de massa crítica (CRM); raiz quadrada do erro médio quadrático normalizado (RMSE); erros sistemático (Es) e aleatório (Ea). Com base nas equações de regressão linear verificou-se que houve significativa concordância para cada variável medida nas duas estações meteorológicas. As maiores diferenças foram encontradas na Tmax, URmed e Prec, com ME da ordem de 4,7ºC, 24,5% e 21,2mm, respectivamente. As análises realizadas evidenciaram que os dados obtidos na estação meteorológica automática possuem alta confiabilidade e podem ser utilizados em estudos climatológicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Lívia Maria Pederzini Pereira, Paulo Henrique Caramori, Wilian da Silva Ricce, João Henrique Caviglione

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













