Análise comparativa de dados meteorológicos obtidos por estação convencional e automática em Londrina - PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n2p299Palavras-chave:
Estação meteorológica, Análise comparativa, Variáveis climáticas.Resumo
O objetivo foi efetuar um estudo comparativo entre uma estação meteorológica convencional do IAPAR e outra automática pertencente ao SIMEPAR, localizadas lado a lado na estação experimental do IAPAR em Londrina - PR (latitude: 23º22´S; longitude: 51º10´W e altitude: 585m). Foram analisados dados diários das seguintes variáveis meteorológicas: precipitação (Prec), temperaturas máxima (Tmax), mínima (Tmin) e média (Tmed) do ar, velocidade do vento (V) e umidade relativa do ar (URmed), durante o período de 1/ 10/1999 a 31/12/2006. Foram utilizados nas comparações dos dados os seguintes índices estatísticos: coeficiente de determinação (R2); concordância (d); erro máximo (ME); erro absoluto médio (EAM); eficiência (EF); coeficiente de massa crítica (CRM); raiz quadrada do erro médio quadrático normalizado (RMSE); erros sistemático (Es) e aleatório (Ea). Com base nas equações de regressão linear verificou-se que houve significativa concordância para cada variável medida nas duas estações meteorológicas. As maiores diferenças foram encontradas na Tmax, URmed e Prec, com ME da ordem de 4,7ºC, 24,5% e 21,2mm, respectivamente. As análises realizadas evidenciaram que os dados obtidos na estação meteorológica automática possuem alta confiabilidade e podem ser utilizados em estudos climatológicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.