Fontes de luz e meios de cultura no crescimento in vitro da orquidea brasileira Microlaelia lundii
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p1775Palavras-chave:
LED, Meio nutritivo, Orchidaceae, Qualidade da luz.Resumo
A micro-orquídea brasileira Microlaelia lundii encanta pelas belas floradas no inverno, no entanto o seu cultivo ainda é um desafio, requerendo cuidados específicos. Assim, objetivou-se avaliar a influência de fontes de luz e meios de cultura no crescimento in vitro e na sobrevivência ex vitro dessa micro-orquídea. Plântulas de M. lundii foram transferidas para frascos contendo os meios de cultura: ½ MS e Meio Simplificado, composto por 5 mL L-1 do fertilizante Biofert Plus® NPK (08-09-09) e 60 g L-1 de polpa de banana ‘Nanica’. Estes frascos foram acondicionados em câmara de cultivo composta por sete ambientes, caracterizados pelo tipo de iluminação: L1) LEDtube 4000K; L2) LEDtube 6500K; L3) L1 + L2; L4) L1 + L1; L5) LED vermelho; L6) LED azul; L7) Lâmpada fluorescente (controle). Após 200 dias de cultivo, avaliou-se o crescimento da parte aérea e do sistema radicular das plantas e o teor de clorofila nas folhas. Também, avaliou-se a porcentagem de sobrevivência das plantas, quando aclimatizadas. O meio simplificado propiciou plântulas mais altas, com destaque para a fonte de luz L6. As fontes de luz L1, L2, L3 e L4 no meio simplificado proporcionaram aumento do sistema radicular das plantas. Quanto ao teor de clorofila, L4 e L7 apresentaram maiores teores de clorofila a e b. O meio simplificado propiciou, praticamente, 100% de sobrevivência das plantas, independente da fonte de luz utilizada. Conclui-se que o meio simplificado nas fontes de luz L1, L2, L3 e L4 é recomendado para a propagação in vitro de M. lundii.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.