Crescimento in vitro de Oncidium baueri (Orchidaceae) em diferentes concentrações de macronutrientes e sacarose
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2008v29n4p775Palavras-chave:
Carboidrato, Orquídeas, Cultura de tecido.Resumo
A propagação in vitro é uma importante técnica na reprodução de orquídeas, devido às sementes serem desprovidas de endosperma e apresentarem uma baixa taxa de germinação na natureza. A sacarose é um componente importante no meio de cultura servindo como fonte de carbono e energia para as plântulas e os macronutrientes são essenciais para a nutrição e crescimento. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento in vitro de Oncidium baueri (Orchidaceae) em diferentes concentrações de macronutrientes e sacarose. Os tratamentos consistiram em duas formulações dos macronutrientes do meio Murashige e Skoog (1962), sendo, MS completo e MS modifcado com metade da concentração dos macronutrientes e de diferentes concentrações de sacarose (30 gL-1, 40 gL-1e 60 gL-1), com pH 5,8. O delineamento experimental foi esquema fatorial 2 x 3 (meio x concentrações de sacarose) com oito repetições, contendo 20 plântulas por parcela. Os dados foram submetidos a análise de variância complementada pelo teste de Tukey a 5% de signifcância. Os parâmetros avaliados após seis meses do início do experimento foram: altura da parte aérea, comprimento da maior raiz, número de raízes, número de brotos, massa fresca total e massa seca total. Constatou-se que no tratamento contendo 40 gL-1 de sacarose e a metade da concentração dos macronutrientes do meio MS, foi o mais efciente para o desenvolvimento vegetativo e no enraizamento da orquídea Oncidium baueri.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Mauren Sorace, Ricardo Tadeu de Faria, Clério Valentin Damasceno Júnior, Gisely Paula Gomes Gomes, Cristiane Muniz Barbosa, Fabíola Giovanna Nesello Vieira, Geraldo Lopes da Silva, Lúcia Sadayo Assari Takahashi, Jenniffer Aparecida Schnitzer

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













