Desempenho produtivo do trigo em resposta a adubação nitrogenada de cobertura e foliar de molibdênio
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n5p2963Palavras-chave:
Nitrogênio, Micronutriente, Produtividade, Triticum aestivum L.Resumo
A aplicação de nitrogênio (N) na dose correta e no momento adequado pode aumentar sua eficiência na cultura do trigo, elevando o rendimento de grãos, por meio de alterações nos componentes de produção. O molibdênio (Mo) tem papel fundamental no metabolismo do N das plantas, atuando como cofator de enzimas responsáveis por sua assimilação. Objetivou-se avaliar os componentes de rendimento e a produtividade de grãos em trigo submetido a diferentes doses de N em cobertura e de adubação foliar com molibdato de potássio. O experimento foi conduzido nas safras 2013 e 2014, utilizando as cultivares CD150 e Quartzo, sob o delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 4, com quatro repetições. Na fase de perfilhamento foram aplicadas quatro doses de N em cobertura (0, 30, 60 e 90 kg ha-1), na forma de ureia, e também quatro doses de molibidênio (0, 20, 40 e 60 g ha-1 de Mo) via foliar na forma de molibidato de potássio. Foram avaliados o número de grãos por espiga (NGE), a massa de mil grãos (MMG), o peso hectolítrico (PH) e a produtividade de grãos (PROD). A nitrogen fertilization de cobertura não favorece os componentes de produção de ambas cultivares de trigo, exceto o número de grãos por espiga da cultivar Quartzo, que aumenta com o incremento das doses de N nas duas safras. O aumento da fertilização nitrogenada eleva a produtividade de grãos de trigo das duas cultivares. A aplicação foliar de Mo não favorece os componentes do rendimento e a produtividade de grãos de trigo de ambas cultivares. A interação entre as doses N e Mo afeta a característica peso hectolítrico, com redução desta variável na ausência de adubação de um dos elementos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.