Porta-enxertos de café robusta resistentes aos nematóides Meloidogyne paranaensis e M. incognita raças 1 e 21
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n2p171Palavras-chave:
Coffea canephora, Cultura do café, Kouillou, Melhoramento, Nematóide das galhas.Resumo
No Estado do Paraná, os nematóides mais danosos para o café são Meloidogyne paranaensis e M. incognita raças 1 e 2. A enxertia de cultivares suscetíveis de Coffea arabica sobre C. canephora resistentes tem sido bem sucedida, especialmente com o porta-enxerto Apoatã IAC-2258, porém existe segregação para a resistência. O objetivo deste trabalho foi identificar cafeeiros de C. canephora var. robusta com resistência simultânea aos nematóides M. paranaensis e M. incognita raças 1 e 2. Avaliaramse 24 genótipos de C. canephora na metodologia de Taylor, no delineamento em blocos ao acaso com três repetições e parcelas de 30 plantas. Como testemunha suscetível utilizou-se a cultivar Mundo Novo IAC 376-4. As variáveis avaliadas foram incidência dos nematóides e volume radicular. Os níveis de resistência encontrados entre as plantas foram resistente, moderadamente resistente e suscetível. Foram identificados seis genótipos do porta-enxerto C. canephora var. robusta com resistência, provavelmente em homozigoze, para os nematóides M. paranaensis, M. incognita raça 1 e M. incognita raça 2, todos com bom volume radicular. As plantas mães desses seis melhores genótipos serão propagadas vegetativamente e usadas para formar campo de sementes de cultivares porta-enxertos.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.