Recuperação de plantas de genótipos de aceroleira afetadas por geada no norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n2p173Palavras-chave:
Malpighia emarginata, Variedades, Frio, Dano.Resumo
A aceroleira é uma planta de clima tropical que também tem sido cultivada em áreas subtropicais, ficando com isso sujeita à ocorrência de geadas, que causam danos consideráveis à folhagem e podem levar as plantas à morte. As geadas de julho de 2000 no Norte do Paraná possibilitaram a avaliação de 19 genótipos de acerola, propagados vegetativamente. A temperatura mínima foi de -1,3° C no abrigo meteorológico em 17 de julho, que corresponde a - 5,4 °C na relva. Todas as plantas tiveram danos em 100% das folhas. No ano seguinte à geada, avaliou-se a recuperação das plantas com base na brotação apresentada. Com os resultados obtidos, conclui-se que os genótipos de aceroleira apresentam respostas diferentes à geada, sendo que alguns são levados à morte e outros conseguem se recuperar na estação de crescimento seguinte. Os genótipos que apresentaram melhor recuperação foram: 'Cícero', 'Roseli', 'Carolina' e 'Lígia'. Os resultados são discutidos em relação às temperaturas-limite relatadas na literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Carmen Silvia Vieira Janeiro Neves, Ives Massanori Murata, Fernando Tsuyoshi Aida, Andrey Vetorelli Borges, Inês Cristina de Batista Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













