Vigor de sementes e quantidades de palhada de soja na emergência de plântulas e desempenho produtivo do trigo

Autores

  • Julia Abati Universidade Estadual de Londrina
  • Cristian Rafael Brzezinski Universidade Estadual de Londrina
  • Claudemir Zucareli Universidade Estadual de Londrina
  • Flávia Werner Universidade Estadual de Londrina
  • Fernando Augusto Henning Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2179

Palavras-chave:

Cobertura vegetal, Estabelecimento de plântulas, Qualidade de sementes, Triticum aestivum L.

Resumo

O uso de sementes de elevada qualidade é fundamental para minimizar o possível efeito supressor da palhada sobre a emergência de plântulas, contribuindo para o estabelecimento do estande e a obtenção de altos rendimentos de grãos. O objetivo foi avaliar a influência do vigor de sementes associado à cobertura do solo com diferentes quantidades de palhada de soja, sobre a emergência de plântulas e o desempenho produtivo da cultura do trigo. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, utilizando duas cultivares de trigo (CD 150 e BRS Gralha Azul), sob o delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x5, com quatro repetições. Os fatores foram constituídos por dois níveis de vigor de sementes (alto e baixo) e cinco quantidades de palhada de soja (0, 3, 6, 9 e 12 t ha-1). As avaliações efetuadas foram: emergência de plântulas, massa seca da parte aérea de plântulas, número de perfilhos, altura de plantas, componentes do rendimento (número de espigas por planta, número de grãos por espiga e massa de mil sementes), produtividade de grãos e índice de colheita. A utilização de sementes de alto vigor favorece a emergência e a produção de massa seca da parte aérea das plântulas, para ambas cultivares. O aumento da quantidade de palhada de soja reduz a emergência de plântulas, nas duas cultivares. Nas cultivares CD 150 e BRS Gralha Azul, as quantidades de palhada de soja de 2,45 e 5,40 t ha-1, respectivamente, resultam em maior produtividade de grãos de trigo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julia Abati, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Londrina, PR, Brasil.

Cristian Rafael Brzezinski, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Londrina, PR, Brasil.

Claudemir Zucareli, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr., Departamento de Agronomia, CCA/UEL, Londrina, PR, Brasil.

Flávia Werner, Universidade Estadual de Londrina

Discente, Curso de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Centro de Ciências Agrárias, CCA, Londrina, PR, Brasil.

Fernando Augusto Henning, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador Dr., Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Soja, EMBRAPA Soja, Londrina, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-04

Como Citar

Abati, J., Brzezinski, C. R., Zucareli, C., Werner, F., & Henning, F. A. (2017). Vigor de sementes e quantidades de palhada de soja na emergência de plântulas e desempenho produtivo do trigo. Semina: Ciências Agrárias, 38(4), 2179–2186. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2179

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>