Fatores de risco associados com as soropositividades para BoHV-1 e BVDV em búfalos (Bubalus bubalis) no Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1929Palavras-chave:
BoHV-1, BVDV, Búfalos, Nordeste do Brasil, Fatores de risco, Sorologia.Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar os fatores de risco associados à infecções pelo Herpesvírus Bovino Tipo 1 (BoHV-1) e Vírus da Diarreia Viral Bovina (BVDV) em búfalos no Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil, utilizando 136 búfalas com idade ? 24 meses procedentes de 14 rebanhos. Para o diagnóstico sorológico das infecções por BoHV-1 e BVDV, empregou-se o teste de virusneutralização (VN) e em cada rebanho foi aplicado questionário epidemiológico para obtenção de dados a serem utilizados na análise de fatores de risco. Dos 136 animais 86 (63,2%) foram positivos para BoHV-1 e 12 (8,8%) para BVDV. Presença de aguadas (odds ratio = 17,68; IC 95% = 3,74-83,04) foi identificada como fator de risco para o BoHV-1, e compra de animais foi um fator de risco para BoHV-1 (odds ratio = 68,64; IC 95% = 12,28-383,73) e BVDV (odds ratio = 3,64; IC 95% = 1,04-12,76). Os resultados do presente estudo evidenciaram a presença das infecções por BoHV-1 e BVDV em búfalos do Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. Sugere-se que que medidas de controle e prevenção sejam adotadas, como o uso de testes de diagnóstico antes da compra de animais e a utilização de vacinas para evitar a introdução de animais infectados nos rebanhos e consequente disseminação das infecções, minimizando perdas econômicas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.