Efeito de fungos entomopatogênicos nas diferentes fases de desenvolvimento do parasitoide Cotesia flavipes (Cam.) em Diatraea flavipennella (Box) (Lepidoptera: Crambidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p25Palavras-chave:
Broca da cana-de-açúcar, Controle biológico, Controle microbiano, Endo-parasitoide.Resumo
No manejo integrado das brocas da cana-de-açúcar Diatraea spp, o controle biológico com o parasitoide Cotesia flavipes (Cam.) é um dos principais componentes. Além do parasitoide, os fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana (Bals.) Vuill. e Metarhizium anisopliae (Metsch.) Sorok. também são empregados no controle de pragas da cana-de-açúcar, podendo ser encontrados naturalmente parasitando lagartas na cultura. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito dos fungos M. anisopliae e B. bassiana nas diferentes fases de desenvolvimento do parasitoide C. flavipes em Diatraea flavipennella (Box). Os experimentos foram conduzidos em condições de laboratório com os isolados de M. anisopliae PL-43 e de B. bassiana ESALQ 447, aplicados sobre as fases imatura e adulta do parasitoide. Não foram observados efeitos negativos sobre o desenvolvimento larval de C. flavipes, que completou seu desenvolvimento em lagartas de D. flavipennella, tratadas com os fungos. Não foi observada mortalidade de pupas, porém, B. bassiana provocou elevada mortalidade nos adultos do parasitoide (76%). Foram evidenciados efeitos negativos dos fungos sobre o parasitoide, quando aplicados em determinado período de desenvolvimento de C. flavipes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.