Detecção sorológica e molecular de Toxoplasma gondii em cães de áreas urbanas e rurais de Cuiabá, Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3705Palavras-chave:
Cão, Fatores de risco, PCR, Sorologia, Toxoplasmose.Resumo
Este artigo teve por objetivo determinar a soroprevalência da infecção por Toxoplasma gondii através de análise sorológica e molecular em cães de Cuiabá, município do cerrado brasileiro, associando com os fatores de risco envolvidos na cadeia de transmissão. Estudo transversal foi conduzido com cães de áreas rurais e urbanas de Cuiabá (Mato Grosso), entre fevereiro de 2010 a janeiro de 2011, através da pesquisa de anticorpos por imunofluorescência indireta e DNA de Toxoplasma gondii. Foram avaliados no estudo um total de 269 cães por IFI, considerando reagente cães com título ? 16 e por PCR de capa leucocitária. Dos 269 cães pesquisados, 48,7% apresentaram anticorpos anti-Toxoplasma gondii pela IFI e 15,6% DNA do parasito. Os bairros localizados em ambiente rural apresentaram uma soroprevalência de 62,4% e os urbanos de 40,4%, dados estes estatisticamente significativos (p= 0,0007). Os títulos mais frequentemente observados foram de 256 em 51 (39%) cães, seguido por 1024 em 37 (28,2%) cães avaliados. A infecção pelo agente esteve associada a raça, idade, acesso à rua e ao ambiente em que o animal vivia (p<0,05). Os resultados sorológicos e moleculares permitiram inferir que a infecção por T. gondii encontra-se ativa na população canina nas regiões rurais e urbanas do município de Cuiabá, com risco maior em cães residentes em áreas rurais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.