Testes para a avaliação da qualidade fisiológica de sementes de pitaia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4047Palavras-chave:
Hylocereus undatus, Cactaceae, Germinação, Envelhecimento acelerado, Condutividade elétrica, Vigorem.Resumo
O teste de germinação é utilizado na avaliação da qualidade fisiológica de sementes; porém, devido à sua condução em condições ideais, não tem se mostrado suficiente para este propósito. Nesse sentido, há a possibilidade de recorrer aos testes de vigor, conquanto, a ausência de metodologias padronizadas tem dificultado a sua aplicabilidade e reprodutibilidade. Assim, o trabalho teve como objetivo determinar as metodologias dos testes de germinação, envelhecimento acelerado e condutividade elétrica, a fim de avaliar a qualidade fisiológica de sementes de pitaia. Para o estudo foram utilizadas sementes de frutos maduros de Hylocereus undatus. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada pelos testes de germinação, envelhecimento acelerado e condutividade elétrica, além da determinação do índice de velocidade de germinação (IVG) e do tempo médio de germinação (TMG), ambos, em conjunto aos testes de germinação e envelhecimento acelerado. Para a análise estatística foram feitos ajustes de modelos de regressão e cálculo do coeficiente de correlação de Pearson (p < 0,05). O teste de germinação em sementes de H.ylocereus undatus pode ser conduzido a 25 °CºC, tendo em vista alcançar maior IVG e menor TMG. O envelhecimento acelerado pode ser conduzido a 43 °CºC por 48 h, já que a combinação destes fatores é favorável à expressão do vigor das sementes, alcançando o ponto de máximo e de mínimo do IVG e do TMG, respectivamente, além da economia de tempo na sua condução. O teste dePara a condutividade elétrica pode ser conduzido, se faz necessário utilizar com 25 sementes, na temperatura de 30 °CºC e volume de água de 10 mL, já que nesta condição, há menor interferência de fatores externos ao conteúdoà leitura de lixiviados na solução.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.