Temperatura na germinação de sementes de genótipos de pitaya
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2251Palavras-chave:
Cactaceae, fruta-dragão, Hylocereus, Selenicereus, Teste de germinação.Resumo
As temperaturas ótimas para a germinação de sementes de cactos variam com a espécie. Com esse trabalho, objetivou-se avaliar a germinação de sementes de genótipos de pitaya sob diferentes temperaturas. Os genótipos utilizados foram: Hylocereus undatus (PB), H. polyrhizus (PV), Selenicereus megalanthus (PA), H. undatus x H. costaricensis (PH1) e H. costaricensis x H. undatus (PH2). Para cada genótipo utilizou-se quatro repetições de 50 sementes, em delineamento experimental inteiramente casualizado. A semeadura foi realizada sobre papel mata-borrão, em caixas tipo Gerbox®, mantidas sob as temperaturas de 15, 20, 25, 30 e 35 oC constantes e 15-25, 20-30 e 25-35 oC alternadas, com fotoperíodo de 12 horas. O teste de germinação durou 30 dias, nos quais foram avaliados a porcentagem, o tempo médio e o índice de velocidade de germinação. Para a germinação de sementes de PB, o resultado obtido na temperatura de 25 oC não diferiu dos obtidos a 30 e 20-30 oC, no entanto foi superior às demais temperaturas. Em PV, o resultado a 25 oC não diferiu dos obtidos à 20 e 30 oC, sendo superior aos resultados das demais temperaturas. Para PA, o melhor resultado foi obtido a 25 oC. Em PH1, as temperaturas de 25, 30 e 20-30 oC apresentaram resultados superiores às demais. Para PH2, o resultado obtido em 15-25 oC não diferiu do obtido à 25 oC, no entanto foi superior aos das demais temperaturas. As temperaturas constantes de 25 e 30 ºC e a alternada de 20-30 ºC são adequadas para a germinação de sementes de H. undatus e para o híbrido H. undatus x H. costaricensis. Para H. polyrhizus, as temperaturas constantes de 20, 25 e 30 ºC são adequadas para a germinação das sementes. A temperatura constante de 25 ºC é a mais adequada para a germinação de sementes de S. megalanthus. Para o híbrido H. costaricensis x H. undatus, a temperatura constante de 25ºC e a alternada de 15-25 ºC são adequadas para a germinação das sementes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.