Glicerina bruta na dieta de ovinos confinados: consumo, digestibilidade, desempenho, medidas morfométricas da carcaça e características da carne
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n1p453Palavras-chave:
Biodiesel, Pequenos ruminantes, Sistema intensivo.Resumo
O objetivo foi avaliar os efeitos dos níveis de glicerina bruta (GB) (0; 2,65; 5,33; 8,06 e 10,84% na base da matéria seca) sobre o consumo, digestibilidade, desempenho, medidas morfométricas da carcaça e qualidade da carne de ovinos terminados em confinamento. Foram utilizados 25 cordeiros mestiços Santa Inês x Dorper, machos, castrados, com peso corporal médio de 24 ± 2,0 kg, alojados em baias individuais, em delineamento inteiramente casualizado. Os níveis de GB na dieta provocaram efeito linear decrescente (P<0,05) sobre os consumos de matéria seca, proteína bruta, fibra em detergente neutro e carboidratos não fibrosos. Resultado inverso foi observado sobre o consumo de extrato etéreo. Os coeficientes de digestibilidade da matéria seca e carboidratos não fibrosos reduziram linearmente (P<0,05) com a adição de glicerina na dieta, enquanto o contrário foi observado para o coeficiente de digestibilidade do extrato etéreo (P<0,05). Não houve influência (P>0,05) dos níveis de glicerina sobre o desempenho dos animais. Não foram observadas diferenças (P>0,05) no peso da carcaça quente, peso da carcaça resfriada, rendimento da carcaça quente, rendimento da carcaça resfriada, perda por resfriamento, estado de engorduramento, comprimento de carcaça, comprimento de perna, profundidade de perna, profundidade de peito, área de olho de lombo, textura, marmoreio e cor. Entretanto, foi observada influência (P<0,05) dos níveis crescentes de glicerina bruta sobre a conformação da carcaça e espessura de gordura na carcaça. A utilização da glicerina bruta reduziu o consumo de nutrientes dos animais, porém, não influenciou o desempenho e características da carcaça, sendo indicada para utilização na dieta de ovinos em confinamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.