Detecção de anticorpos contra o vírus respiratório sincicial bovino (BRSV) em rebanhos leiteiros com diferentes prevalências de herpesvirus bovino tipo 1 (BoHV-1) no Estado de São Paulo, Brasil

Authors

  • Ingrid Bortolin Affonso Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp
  • Sandra Possebon Gatti Colégio Técnico Agrícola “José Bonifácio”, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, FCAV, Unesp
  • Bruna Alexandrino Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp
  • Mônica Costa Oliveira Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp
  • Andréa Souza Ramos de Medeiros Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp
  • Maria da Glória Buzinaro Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp
  • Samir Issa Samara Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p295

Keywords:

Vírus respiratório sincicial bovino, Herpesvirus bovino tipo 1, Prevalência, Teste de virusneutralização, Brasil.

Abstract

Amostras de soro de três fazendas leiteiras do Estado de São Paulo, classificadas como de alta (1, 78,6%), média (2, 40,0%) e baixa (3, 1,6%) prevalência de herpesvirus bovino tipo 1 (BoHV-1) foram coletadas para analisar a prevalência do vírus respiratório sincicial bovino (BRSV) pelo teste de virusneutralização. As prevalências de BRSV observadas nas fazendas 1, 2 e 3 foram 45,61%, 84,42% e 54,09%, respectivamente. A fazenda 2 apresentou maior prevalência de BRSV (P < 0,0001) do que fazendas 1 e 3, que foram equivalentes (P = 0,2291). Dois fatores de risco, tamanho do rebanho e condições climáticas, foram associados ao BRSV. A prevalência de BRSV na fazenda 1 foi estatisticamente inferior à prevalência de BoHV-1 (P < 0 ,0001). Por outro lado, as fazendas 2 e 3 possuíram prevalências de BRSV superiores às de BoHV-1 (P < 0,0001 em ambas as comparações). Podemos concluir, pelo menos para as fazendas estudadas, que o BRSV e BoHV-1 não interagiram, e que as diferenças observadas entre as prevalências de BRSV e BoHV-1 em cada rebanho não tiveram importância epidemiológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ingrid Bortolin Affonso, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista.

Sandra Possebon Gatti, Colégio Técnico Agrícola “José Bonifácio”, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, FCAV, Unesp

Profª. Drª., Colégio Técnico Agrícola “José Bonifácio”, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista.

Bruna Alexandrino, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista.

Mônica Costa Oliveira, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista.

Andréa Souza Ramos de Medeiros, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp

Assistente de suporte acadêmico I, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista.

Maria da Glória Buzinaro, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp

Profª. Assistente Doutora, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista.

Samir Issa Samara, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal FCAV/Unesp

 

Prof. Adjunto, Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Campus de Jaboticabal, Universidade Estadual Paulista.

Published

2011-03-31

How to Cite

Affonso, I. B., Gatti, S. P., Alexandrino, B., Oliveira, M. C., Medeiros, A. S. R. de, Buzinaro, M. da G., & Samara, S. I. (2011). Detecção de anticorpos contra o vírus respiratório sincicial bovino (BRSV) em rebanhos leiteiros com diferentes prevalências de herpesvirus bovino tipo 1 (BoHV-1) no Estado de São Paulo, Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 32(1), 295–300. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2011v32n1p295

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.