Influência da época do ano sobre a composição físico-química e microbiológica do leite na região Oeste de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p2033Keywords:
Qualidade do leite, Remuneração por qualidade, Sazonalidade.Abstract
O objetivo do trabalho foi analisar as variações sazonais da qualidade do leite no oeste de Santa Catarina de acordo com as estações do ano. Utilizaram-se dados de 799 produtores de leite de uma cooperativa do Oeste Catarinense, considerando os teores de gordura, proteína, CCS (contagem de células somáticas) e CBT (contagem bacteriana total) de 9144 amostras de leite cru, coletadas diretamente dos tanques de resfriamento do produtor, durante os meses de outubro de 2009 a setembro de 2010. Os dados foram agrupados em quatro estações do ano (verão, outono, inverno e primavera). Para as quatro estações do ano, os dados também foram classificados segundo as instruções normativas IN 51 e IN 62 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como também de acordo com um sistema de remuneração ao produtor adotado por laticínios na região do estudo. Os resultados revelaram diferença entre os grupos (P<0.05), sendo que o teor de gordura foi maior no outono, a proteína e CBT foram maiores no inverno e CCS apresentou os maiores índices no verão. Conforme os critérios estabelecidos pela legislação, o principal problema observado foi associado a CBT, sendo que no inverno foram observadas as maiores contagens e, no verão, a maior porcentagem de amostras fora do padrão preconizado pela legislação. Com base na remuneração por qualidade, a composição centesimal resultou para a maioria dos produtores em bonificação no preço do leite pago ao produtor, e a CBT foi a principal responsável pela diminuição do preço final.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adopts the CC-BY-NC license for its publications, the copyright being held by the author, in cases of republication we recommend that authors indicate first publication in this journal.
This license allows you to copy and redistribute the material in any medium or format, remix, transform and develop the material, as long as it is not for commercial purposes. And due credit must be given to the creator.
The opinions expressed by the authors of the articles are their sole responsibility.
The magazine reserves the right to make normative, orthographic and grammatical changes to the originals in order to maintain the cultured standard of the language and the credibility of the vehicle. However, it will respect the writing style of the authors. Changes, corrections or suggestions of a conceptual nature will be sent to the authors when necessary.