Macro ingredientes como indicadores da qualidade de mistura de rações
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1463Palavras-chave:
Granulometria, Homogeneidade de mistura, Milho, Tempo de mistura.Resumo
Foi conduzido um trabalho para avaliar o uso de macro ingredientes como indicadores da qualidade de mistura de rações. Foram utilizados: milho pipoca, sorgo, milheto, arroz colorido, milho roxo moído (adicionados em 0,5% na ração, em substituição ao milho moído) e o calcário grosso peneirado em peneira ABNT nº10 com dois milímetros de diâmetro das malhas (adicionado em 0,5% na ração, em substituição ao calcário finamente moído). Como método referência utilizou-se microtracer F-Red. Foi utilizado um misturador tipo Y (capacidade de 5.000 cm3) e fabricado 1 kg de ração para cada repetição. Foram utilizados seis tempos de mistura (10 segundos; 1; 6; 11; 16 e 21 minutos) e cinco diâmetros geométricos médios do milho (386; 513; 610; 731 e 839 ?m) totalizando 30 tratamentos, com três repetições por tratamento. Foram coletadas 12 amostras, para cada unidade experimental, para a contagem dos indicadores e determinação do coeficiente de variação (CV). Houve efeito quadrático com ponto de mínimo para os CV de todos os indicadores com o aumento do tempo de mistura. Não houve efeito do diâmetro geométrico médio do milho para os CV do calcário grosso e milheto. Houve efeito quadrático do diâmetro geométrico médio do milho para os CV do milho roxo e milho pipoca e efeito linear para o arroz colorido, sorgo e para o método referência. A granulometria do milho alterou o tempo necessário para reduzir o CV dos indicadores: arroz colorido, milho roxo moído, milho pipoca, sorgo e microtracer. A utilização de indicadores alternativos se mostrou promissora como ferramenta para determinação dos tempos ideais de mistura, com destaque para o milheto e o calcário, pois apresentaram as maiores correlações com o método referência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.