Efeito de diferentes níveis de farelo de gérmen de milho desengordurado em dietas suplementadas com fitase para poedeiras comerciais
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n5p1991Palavras-chave:
Alimento alternativo, Enzima, Nutrição, Qualidade de ovos.Resumo
O experimento foi realizado com objetivo de avaliar o desempenho, a qualidade dos ovos e a concentração de minerais na tíbia de poedeiras leves alimentadas com rações contendo farelo de gérmen de milho desengordurado (FGMD) e fitase. Foram utilizadas 360 poedeiras de 28 a 44 semanas de idade. As rações experimentais continham diferentes inclusões de FGMD (0%, 12% e 30%) e de fitase (0; 500 e 1000 FTU/kg), distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado em fatorial 3X 3, totalizando nove rações, com cinco repetições e oito aves por repetição. O experimento teve a duração de quatro ciclos de 28 dias cada, em que foram avaliados consumo de ração, produção, massa e peso médio dos ovos, conversão alimentar, gravidade específica, índice de pigmentação de gema, unidade Haugh e espessura da casca. Ao final do experimento foram abatidas cinco aves por ração experimental para determinar os teores de Ca e P e a relação Ca:P na tíbia. Não foram observadas interações entre as rações experimentais para os parâmetros estudados. Houve efeito significativo dos níveis de FGMD no consumo de ração e na pigmentação das gemas. Observou-se também efeito positivo da adição de 1000 FTU/kg na ração na pigmentação das gemas. O FGMD pode compor 30% da ração das poedeiras desde que haja a suplementação de pigmentantes da gema. A fitase melhora a coloração das gemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.