Síndrome hemorrágica suína associada à deficiência de vitamina K
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1997v18n1p5Palavras-chave:
Síndrome Hemorrágica Suína, Suínos, Vitamina K.Resumo
Esta comunicação descreve, pela primeira vez no Estado do Paraná, a ocorrência da Síndrome Hemorrágica Suína (SHS). Foram comprometidos 47 leitões, criados em uma granja de ciclo completo e manejo intensivo, que foram a óbito em 24 a 72 horas após o início dos sinais clínicos. Como característica geral, todos os animais apresentaram aumentos progressivos de volume, constituídos por acúmulos de líquido sanguinolento, em regiões articulares. Alguns animais apresentaram ainda hemorragias em pele e sangramento pela cavidade oro-nasal. À necrópsia foram observadas lesões hemorrágicas, localizadas em tecido subcutâneo e muscular das regiões comprometidas. Distúrbios de coagulação sanguínea foram evidenciadas pelo teste em tubo capilar onde constatou-se a total incapacidade de formação de coágulo. Os sintomas clínicos, lesões anatomopatológicas, bem como, as informações epidemiológicas e exames laboratoriais complementares, realizados nos animais comprometidos, sugeriram tratar-se de um caso de SHS. O diagnóstico foi ratificado pela rápida resposta, com recuperação e não aparecimento de novos casos, obtida através do tratamento parenteral dos animais, bem como suplementação da ração, com Vitamina K.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.