Fenômeno "Post-Lambing" em ovelhas parturientes naturalmente infectadas por nematóides parasitos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1984v5n16p15Palavras-chave:
Nematóides, Fenômeno post-lambing, Ovelha, São Paulo.Resumo
Trinta ovelhas parturientes, procedentes da região Norte do Estado de São Paulo, foram examinadas quinzenalmente durante 12 meses, objetivando-se correlacionar a evolução das contagens de ovos de nematóides nas fezes (OPG) com o fenômeno de parição e/ou com as condições ambientais. Vinte desses animais pariram duas vezes durante o período observacional. Os resultados de OPG mostraram, mais do que com as condições do meio, uma correlação bastante evidente com a época de nascimento dos cordeiros, com aumentos substanciais nas contagens de OPG quatro a seis semanas após o parto. As coproculturas revelaram principalmente a presença de larvas de Haemonchus, tendo sido esse nematóides o que contribuiu de maneira mais evidente no fenômeno "post-lambing".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.