Fauna helmintológica de bovinos da região de Jaboticabal, Estado de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n1p49Palavras-chave:
Prevalência, Helmintos, Bovinos.Resumo
Foram colhidas 600 amostras de soros de vacas, pertencentes a propriedades rurais dos municípios de Pirangi, Votuporanga, Guaíra e Ituverava, Estado de São Paulo e dos municípios de Iturama e Gurinhatã, Estado de Minas Gerais. As amostras foram analisadas pela técnica de imunofluorescência indireta (RIFI-IgG), para a pesquisa de anticorpos contra Neospora caninum e contra Toxoplasma gondii. Os exames sorológicos revelaram 16,83% e 49,17% de animais sororreagentes ao N. caninum e ao T. gondii, respectivamente. Foram encontrados 54 (9,00%) animais apresentando títulos de anticorpos para ambos coccídios. Em todos os municípios analisados foi detectada a presença de animais sororreagentes. Diferenças estatísticas (P < 0,05) foram constatadas nos resultados da sorologia entre alguns municípios, utilizando-se o método de Qui-Quadrado(X2). Pode-se inferir, portanto, que infecções por N. caninum e T. gondii estão disseminadas em bovinos provenientes de rebanhos dos municípios avaliados e que a frequência simultânea de anticorpos (9,00%) contra os dois coccídios (N. caninum e T. gondii) pode ser considerada relativamente alta.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.