Freqüência e intensidade parasitária de helmintos gastrintestinais em bovinos abatidos em frigorífico da região noroeste do Estado de São Paulo, SP, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2001v22n1p93Palavras-chave:
Helmintos gastrintestinais, Bovinos, Haemonchus, Cooperia, Oesophagostomum.Resumo
A freqüência e a intensidade parasitária de helmintos gastrintestinais foram estudadas em 48 bovinos, fêmeas, com diferentes graus de cruzamento de raças zebuínas e taurinas, de faixa etária entre 24 a 30 meses, provenientes de oito municípios da região noroeste do Estado de São Paulo e abatidos no Frigorífico Montenegro, Araçatuba, SP, sacrificando-se quatro animais mensalmente, ao longo de um ano. As espécies de helmintos identificadas foram: Cooperia punctata, Cooperia pectinata, Haemonchus similis, Haemonchus placei e Oesophagostomum radiatum. Dos animais examinados, 21 (43,8%) estavam parasitados por Haemonchus spp. As espécies H. similis e H. placei foram identificadas isoladamente em igual proporção (10,4%) em dez bovinos, sendo que a infecção simultânea foi registrada em outros 11 (22,9%) dos 48 animais. No intestino delgado, 26 bovinos (54,2%) apresentaram C. punctata. Dez machos de C. pectinata foram identificados em apenas um bovino que albergava também 310 exemplares de C. punctata. No intestino grosso, 20 bovinos (41,7%) apresentaram O. radiatum. As infecções mistas ocorreram em 52,1% dos animais, as puras em 12,0% e 22,9% dos bovinos não apresentaram helmintos gastrintestinais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.