Desempenho produtivo de novilhos Nelore em pastejo rotativo de capim Marandu e capim Convert HD364
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n4p1627Palavras-chave:
Bovinos de corte, Carcaça, Forragem, Ganho de peso, Qualidade de carne.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo, avaliar o efeito da Brachiaria spp. cv. Mulato II (Convert) sobre o desempenho, qualidade de carne e características de carcaça de novilhos Nelore castrados, na fase de recria e terminação, em sistema de pastejo rotacionado em comparação com a Brachiaria brizantha cv. Marandu, nas mesmas condições. A área experimental era composta por 40 hectares, divididos em dois tratamentos: Marandu e Convert, com 20 hectares cada. Cada tratamento possuía quatro repetições e cada repetição era um módulo composto por cinco piquetes de um hectare cada. Os animais foram manejados de acordo com a oferta de matéria seca de lâminas foliares (6,19% do peso vivo), em pastejo rotativo, com 7 dias de ocupação e 28 dias de descanso. Foram utilizados 10 animais em cada repetição (testers), além de animais reguladores, quando necessário. Para análises de desempenho, foram utilizados os 10 animais de cada repetição, enquanto para análises de carcaça e carne utilizou-se seis animais por repetição. Foram avaliadas caracteristicas de produção e bromatológicas das duas gramíneas. O delineamento experimental foi inteiramente casualisado com dois tratamentos e quatro repetições, os dados foram submetidos à análise de variância utilizando o programa estátistico R. Os animais alimentados em pastagens estabelecidas com capim Convert foram superiores em relação aos alimentados em pastagens estabelecidas com capim Marandu, tendo maior ganho médio diário durante o período experimental (0,682 kg x 0,605 kg), peso ao abate (470,45 kg x 451,43 kg), peso de carcaça quente (239,93 kg x 232,36 kg). O trabalho também mostrou a possibilidade de terminação de novilhos castrados jovens (até 30 meses) e com a espessura de gordura subcutânea exigida pela indústria (3 mm) em ambas pastagens utilizadas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.