Eficiência produtiva do capim Mombaça em sistema silvipastoril sob diferimento do pasto e fertilização nitrogenada

Autores

  • Otacilio Silveira Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins http://orcid.org/0000-0002-0784-5335
  • Antonio Clementino dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Marcos Odilon Dias Rodrigues Universidade Federal do Tocantins
  • Márcio Odilon Dias Rodrigues Universidade Federal do Tocantins
  • Nayara Martins Alencar Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3307

Palavras-chave:

Megathyrsus maximus, Sistemas Agroflorestais, Altura pré-pastejo, Altura pós-pastejo.

Resumo

Objetivo de avaliar a eficiência do capim Mombaça manejado em sistemas silvipastoril submetido adubação nitrogenada e estratégias de manejo de corte do pasto. Avaliou-se o capim Mombaça manejado em sistema silvipastoril, com quatro doses de nitrogênio (0, 125; 187,5 e 250 kg ha-1 ano-1) e três alturas de corte do capim (70, 90 e 105 cm). Verificando a eficiência da planta quanto a utilização do nitrogênio, eficiência agronômica, eficiência fisiológica, acumulo de nitrogênio na planta, produção de forragem e o incremento de produção de massa de forragem com aplicação do adubo nitrogenado. A adubação nitrogenada foi eficiente somente para o capim manejado a 105 cm de altura de corte, onde foi possível obter nas doses de 125 kg ha-1 ano-1 recuperação de 75% do nitrogênio aplicado. Já o capim manejado a 70 e 90 cm apresentou baixo resultado com uso de adubação nitrogenada, com baixa eficiência fisiológica e agronômica. O capim Mombaça em sistema silvipastoril com uso de fertilizante nitrogenado é mais eficiente em baixos níveis de nitrogênio aplicado e nas maiores alturas de corte do pasto.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Otacilio Silveira Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Zootecnista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, IFTO, Campus Dianópolis, TO, Brasil.

Antonio Clementino dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Prof. Adjunto III, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Araguaína, TO, Brasil.

Marcos Odilon Dias Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical, UFT, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Araguaína, TO, Brasil.

Márcio Odilon Dias Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical, UFT, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Araguaína, TO, Brasil.

Nayara Martins Alencar, Universidade Federal do Tocantins

Discente, Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal Tropical, UFT, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Araguaína, TO, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-10-03

Como Citar

Silveira Júnior, O., Santos, A. C. dos, Rodrigues, M. O. D., Rodrigues, M. O. D., & Alencar, N. M. (2017). Eficiência produtiva do capim Mombaça em sistema silvipastoril sob diferimento do pasto e fertilização nitrogenada. Semina: Ciências Agrárias, 38(5), 3307–3318. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n5p3307

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>