Qualidade nutricional do capim massai adubado com fósforo e nitrogênio e sua influência no consumo e ganho de peso de ovinos em pastejo rotacionado em neossolo quartzarênico
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1427Palavras-chave:
Degradabilidade ruminal, Dióxido de titânio, Nutrientes, Pastagem.Resumo
Objetivou-se avaliar os efeitos da adubação fosfatada e nitrogenada sobre aspectos bromatológicos e a fermentação ruminal da forrageira, no pré e pós pastejo separadamente, além do consumo de matéria seca e ganho de peso de ovinos em pastagem de capim Panicum maximum cv. Massai em sistema rotacionado em Neossolo Quartezarênico. O experimento foi conduzido na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia - UFT, com delineamento em blocos casualizados com quatro repetições, fatorial 2x2, utilizando P (50 e 200 kg ha-¹ de P2O5) e N (100 e 400 kg ha-¹ de N) e controle não adubado. A área estudada foi constituída de 32 piquetes cada (301 m2), com pastagem já estabelecida de P. maximum cv. Massai. A área experimental foi manejada sob lotação intermitente, com taxa de lotação variável utilizou-se 28 ovinos sem raça definida, para fazer o manejo de altura de pasto. As avaliações foram feitas no pré e pós pastejo quanto a bromatologia, degradabilidade ruminal, e consumo, (utilizando dióxido de titânio como indicador externo de consumo). Para as frações FDN, FDA, PB, Lignina e P existentes na planta observou-se diferença (p < 0,05) entre o tratamento controle e o adubado. As adubações empregadas alteram a qualidade nutricional do capim P. maximum cv. Massai. Dentre as variáveis nutricionais avaliados, as adubações influenciam os teores de FDN, a digestibilidade do capim e o consumo de matéria seca dos animais. Os parâmetros para o capim-massai são melhorados pela adubação nitrogenada em uma dose equivalente a 100 kg N kg ha-¹ e fosfatada até 50 kg P2O5 kg ha-¹, constituindo prática de manejo relevante quando se busca ganho em quantidade e qualidade.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.