Resíduo de laticínio em pastagem de capim Mombaça: atributos químicos da forragem e do solo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p377Palavras-chave:
Adubação orgânica, Químicas do solo, Ciclagem de nutrientes.Resumo
A aplicação de resíduo líquido de laticínio (RLL) no solo sob pastagens pode fornecer nutrientes a cultura e diminuir a poluição gerada por laticínios via ciclagem de nutrientes entre o campo e o meio urbano. Com o objetivo de avaliar o uso de doses resíduo líquido de laticínio (10, 50, 100, 150, 200 e 400 m³ ha-¹) de RLL, na composição química em nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) do capim Mombaça, bem como a extração destes elementos do solo, além de avaliar a fertilidade química em P, K+, Ca2+, Na+, Mg2+, Al3+, H+ e matéria orgânica (MO) do Neossolo Quartzarênico, foi realizado um estudo em quatro ciclos de produção, onde se observou que o RLL contribuiu para o aumento da proteína bruta, do P e do K+ vegetal. No solo foi observado aumento dos teores de P, K+, Ca2+, Na+ e MO, alterando positivamente sua fertilidade. O RLL pode substituir parcialmente a adubação fosfatada e, completamente, a adubação potássica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.