Resíduo de laticínio em pastagem de capim Mombaça: atributos químicos da forragem e do solo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p377Palavras-chave:
Adubação orgânica, Químicas do solo, Ciclagem de nutrientes.Resumo
A aplicação de resíduo líquido de laticínio (RLL) no solo sob pastagens pode fornecer nutrientes a cultura e diminuir a poluição gerada por laticínios via ciclagem de nutrientes entre o campo e o meio urbano. Com o objetivo de avaliar o uso de doses resíduo líquido de laticínio (10, 50, 100, 150, 200 e 400 m³ ha-¹) de RLL, na composição química em nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) do capim Mombaça, bem como a extração destes elementos do solo, além de avaliar a fertilidade química em P, K+, Ca2+, Na+, Mg2+, Al3+, H+ e matéria orgânica (MO) do Neossolo Quartzarênico, foi realizado um estudo em quatro ciclos de produção, onde se observou que o RLL contribuiu para o aumento da proteína bruta, do P e do K+ vegetal. No solo foi observado aumento dos teores de P, K+, Ca2+, Na+ e MO, alterando positivamente sua fertilidade. O RLL pode substituir parcialmente a adubação fosfatada e, completamente, a adubação potássica.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.