Seletividade de inseticidas utilizados na cultura da soja ao predador Podisus nigrispinus (Hemiptera: Pentatomidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n6p3469Palavras-chave:
Controle Biológico, Controle químico, Inimigo natural, IOBC.Resumo
A seletividade de diferentes inseticidas para ninfas e adultos de Podisus nigrispinus foi avaliada neste estudo. Os testes foram realizados em laboratório de acordo com protocolo padrão da IOBC. Foram avaliados diferentes ingredientes ativos que foram aplicados usando uma torre Potter. A sobrevivência dos insetos foi avaliada em intervalos de 24 horas por até cinco dias após a exposição aos tratamentos. Os sobreviventes adultos de cada tratamento foram distribuídos em casais para avaliar possíveis efeitos sobre a fertilidade. Os piretróides bifentrina, zeta-cipermetrina, beta-citflutrina, lambda-cialotrina e deltametrina isolados ou em misturas com neonicotinóides e diamidas, tais como beta-citflutrina + imidacloprid, lambda-cialotrina + tiametoxano e clorantraniliprole + lambda-cialotrina, bem como o organofosforado, clorpirifós, foram os inseticidas mais nocivos (classe 4) para a preservação de ninfas e adultos do predador P. nigrispinus. Por outro lado, os reguladores de crescimento de inseticidas (IGRs) lufenuron, teflubenzuron, triflumuron, tebufenozide e novaluron foram classificados como nocivos (classe 4) apenas para ninfas de P. nigrispinus. Estes produtos foram classificados como inofensivos (classe 1) e levemente nocivo (classe 2) para os predadores adultos. Entre os produtos avaliados, os mais seletivos para P. nigrispinus foram aqueles pertencentes às espinosinas (spinosad e spinetoram) e ao grupo das diamidas (flubendiamida e clorantraniliprole) classificados como inofensivos (classe 1) e levemente nocivos (classe 2) para ninfas e adultos de P. nigrispinus. Em seguida, o produto mais seletivo foi methoxyfenozide, que variou entre ligeiramente prejudicial (classe 2) e moderadamente prejudicial (classe 3) para ninfas e inofensivo (classe 1) para adultos do inimigo natural.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.