Carcaça e carne de dois grupos genéticos de bovinos alimentados com dois níveis de silagem de capim-Convert em confinamento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1501Palavras-chave:
Cortes comerciais, Cortes nobres, Picanha, Qualidade da carne.Resumo
Objetivou-se avaliar as características de carcaça e carne de tourinhos da raça Nelore ou mestiços leiteiros de dupla aptidão (Holandês x Gir e Holandês x Guzerá) alimentados com dois níveis de silagem de capim-Convert nas dietas (400 e 100 g kg-1 de matéria seca). Foram utilizados 16 tourinhos da raça Nelore e 16 tourinhos mestiços de origem leiteira, com peso médio inicial de 378,8±13,8 kg. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com os tratamentos em arranjo fatorial 2x2. A proporção de silagem e o grupo genético dos animais não alteraram a percentagem de músculo, gordura e osso da carcaça. O rendimento dos cortes comerciais primários não foi alterado pelo nível de silagem. O peso do traseiro especial foi superior nos tourinhos Nelore em relação aos mestiços leiteiros (125,8 vs 119,5 kg), enquanto o peso relativo da ponta de agulha foi superior nos mestiços leiteiros (11,9 vs 11,5%). Somente o corte denominado “músculo” do traseiro especial foi alterado pela proporção de silagem nas rações, sendo superior naquelas com menor proporção de volumoso. Por outro lado, apenas o peso relativo do coxão duro, picanha e recortes comestíveis foram alterados pelo grupo genético, que foram superiores nos animais da raça Nelore. Dentre as características da carne, apenas o marmoreio foi alterado significativamente, sendo superior nos mestiços leiteiros que receberam rações com menor proporção de silagem. O grupo genético dos animais não alterou as demais características da carne. Tourinhos da raça Nelore produzem carcaças com maior rendimento de cortes nobres em relação aos mestiços leiteiros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.