Degradabilidade in situ do capim elefante ensilado com níveis crescentes de subproduto da agroindústria do abacaxi

Autores

  • Ana Cristina Holanda Ferreira Universidade Federal do Tocantins
  • Norberto Mario Rodriguez Universidade Federal de Minas Gerais
  • José Neuman Miranda Neiva Universidade Federal do Tocantins
  • Patrícia Guimarães Pimentel Universidade Federal do Ceará
  • Silas Primola Gomes Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Desenvolvimento Rural
  • Warley Efrem Campos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
  • Fernando César Ferraz Lopes Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite,
  • Ivone Yurika Mizubuti Universidade Estadual de Londrina
  • Guilherme Rocha Moreira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2807

Palavras-chave:

Consumo, Degradação in situ, Digestibilidade, Resíduo agroindustrial, Rúmen.

Resumo

Avaliaram-se a degradabilidadein situ da matéria seca (MS), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), e hemicelulose das silagens de capim elefante (Pennisetum purpureum, Schum.) com níveis (0; 35,0; 70,0; 105,0 e 140,0 g kg-1) crescentes do subproduto do abacaxi (Ananas comosus, L.) desidratado (SABD). Como silos experimentais foram utilizados tambores plásticos de 210 L de capacidade. Em cada silo foram colocados 126 kg de forragem, de forma que atingisse uma densidade de 600 kg m-3. Após a pesagem e homogeneização do capim elefante com o SABD, o material foi compactado no interior do silo, durante o carregamento. Após 45 dias de ensilagem, os silos foram abertos, e coletadas amostras das silagens para realização do ensaio de degradabilidade. O estudo de degradabilidade in situ foi conduzido utilizando um bovino adulto macho, fistulado no rúmen, alimentado com silagem de milho suplementada com concentrado 1 kg dia-1. Os cinco níveis de adição do subproduto foram testados com três repetições e cinco tempos de incubação, em delineamento inteiramente casualizado com parcelas subdivididas, sendo as proporções de SABD, os tratamentos (parcelas); os diferentes silos eram as repetições e os tempos de incubação eram as subparcelas. Os níveis de inclusão do SABD proporcionaram aumento (P < 0,05) no desaparecimento da MS, PB e nas degradabilidades efetivas da MS, FDN, FDA e hemicelulose. O subproduto do abacaxi desidratado constitui alternativa potencial para ser utilizado como aditivo na ensilagem do capim elefante, pois promove incremento nos parâmetros de degradabilidade ruminal.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Cristina Holanda Ferreira, Universidade Federal do Tocantins

Profa Dra, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Araguaína, TO, Brasil.

Norberto Mario Rodriguez, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Dr., Departamento de Zootecnia, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Escola de Veterinária, Belo Horizonte, MG, Brasil.

José Neuman Miranda Neiva, Universidade Federal do Tocantins

Prof. Dr., Universidade Federal do Tocantins, UFT, Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Araguaína, TO, Brasil.

Patrícia Guimarães Pimentel, Universidade Federal do Ceará

Profª Drª, Departamento de Zootecnia, Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

Silas Primola Gomes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Desenvolvimento Rural

Prof. Dr., Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, UNILAB, Instituto de Desenvolvimento Rural, Redenção, CE, Brasil.

Warley Efrem Campos, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Fiscal Federal Agropecuário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA, Departamento de Fiscalização de Insumos Pecuários, Brasília, DF, Brasil.

Fernando César Ferraz Lopes, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite,

Pesquisador Dr., Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Leite, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Ivone Yurika Mizubuti, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª, Departamento de Zootecnia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Guilherme Rocha Moreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Prof. Dr., Departamento de Estatística e Informática, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Recife, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

Ferreira, A. C. H., Rodriguez, N. M., Neiva, J. N. M., Pimentel, P. G., Gomes, S. P., Campos, W. E., Lopes, F. C. F., Mizubuti, I. Y., & Moreira, G. R. (2016). Degradabilidade in situ do capim elefante ensilado com níveis crescentes de subproduto da agroindústria do abacaxi. Semina: Ciências Agrárias, 37(4Supl1), 2807–2818. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4Supl1p2807

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >>