Perfil dos consumidores de peixes na região Norte Pioneiro do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p165Palavras-chave:
Consumo de peixes, Oferta de pescado, Tilápia do Nilo.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a situação socioeconômica, cultural e conhecer os hábitos e preferências dos consumidores de peixes. Os municípios selecionados para realização da pesquisa foram Bandeirantes, Cambará, Santo Antônio da Platina, Andirá, Cornélio Procópio e Itambaracá, que estão inseridos na mesorregião do Norte Pioneiro do Paraná. Um total de 346 questionários estruturados com 17 questões objetivas de múltipla escolha foi aplicado, com variáveis qualitativas e quantitativas. Dentre o total de entrevistados 92% afirmam consumir peixes, 55% apresentam renda superior a três salários mínimos, 41% possuem nível escolar médio, 66% das famílias tem composição de três a cinco pessoas. O consumo médio de peixes verificado é de 18 kg/hab/ano, onde 54% apresentam idade superior a 40 anos, com frequência semanal de consumo de 37%, a forma de compra predileta do produto é o filé, e a forma de preparo mais utilizada pela grande maioria é peixe frito. Para 53% o alto preço no varejo e a disponibilidade do produto são os principais entraves para o aumento do consumo e tem o supermercado como o local preferido para compra. Verificou-se que os consumidores do Norte Pioneiro do Paraná apresentam grande aceitação ao consumo de peixes, bem como potencial para aumento de consumo per capta, entretanto, foi observada a necessidade que questões estratégicas como oferta e preço sejam trabalhadas.Métricas
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