Senciência, bioética e bem estar animal: conceitos que necessitam ser discutidos no ensino superior para mudar o paradigma na forma de ensinar e pesquisar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p4031Palavras-chave:
Bem-estar animal, Bioética animal, Experimentação animal, 3Rs, Métodos alternativos.Resumo
Este trabalho investigou o conhecimento dos estudantes de Medicina Veterinária e de Ciências Biológicas, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Campus Luiz Meneghel, sobre as diretrizes éticas e legais da experimentação animal, bem como a possibilidade de substituição dos animais sencientes no ensino e na pesquisa. Foram entrevistados 162 discentes, dentre os quais ingressantes e concluintes dos referidos cursos, com idade entre 17 e 32 anos. No final do período letivo, concluindo as disciplinas curriculares do primeiro ou do último ano, os discentes responderam a perguntas objetivas e subjetivas, que foram analisadas por estatística descritiva. Observou-se que aproximadamente 87% dos discentes desconheciam os conceitos dos “3Rs” e que 81,5% desconheciam métodos alternativos que poderiam substituir o uso de animais vivos em estudos; apenas 24,7% afirmaram ter estudado bioética ao longo da graduação. Contudo, 94,3% e 96,2% dos discentes, respectivamente, de Medicina Veterinária e de Ciências Biológicas consideraram importante a oferta periódica de disciplina optativa que abordasse o bem estar animal e a bioética. Os resultados demonstraram, inclusive dentre os formandos, desconhecimento das diretrizes éticas e legais que norteiam o uso do animal em experimentos didático-científicos e que ainda há grande resistência na substituição de modelos animais. Assim, no ensino superior é importante manter na grade curricular, mesmo que de forma optativa, disciplina que aborde a bioética e o bem-estar animal e que propicie ampla discussão e reflexão sobre o tema. Além disso, não menos importante, é necessário maior envolvimento dos docentes, abordando o assunto em todas as disciplinas do curso, quando for oportuno. Com isto, esperar-se-á maior racionalização dos modelos animais, tanto no ensino quanto na pesquisa e maior conhecimento por parte dos discentes, quer sejam calouros ou formandos. Desta forma, o desenvolvimento sustentável e humanitário do ensino superior poderá refletir na formação de profissionais mais conscientes e éticos, perspectivas estas que devem ser tidas como meta na educação nacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.