Avaliação dos parâmetros seminais de cachaços (Sus scrofa) experimentalmente infectados com Toxoplasma gondii
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2004v25n2p107Palavras-chave:
Toxoplasmose, Cachaço, Parâmetros seminais, Morfologia espermática.Resumo
Com o objetivo de investigar a influência do Toxoplasma gondii nos parâmetros seminais e na morfologia espermática de suínos, oito reprodutores foram inoculados com T. gondii, sendo constituídos os seguintes grupos experimentais: GI (n=3) 1,5 x 104 oocistos da cepa P, via oral; GII (n=3) 1,0 x 106 taquizoítos da cepa RH, via subcutânea e GIII (n=2), controle. Foram realizadas avaliações de parâmetros espermáticos (volume, motilidade, vigor, concentração), estudo da morfologia dos espermatozóides, exames sorológicos (RIFI), parasitemia e hemogramas. Para tanto, colheitas de sangue e sêmen foram realizadas nos dia -2, -1, 1, 3, 5, 7, 9, 11, 14 e semanalmente até 84 dias pós-inoculação. Nenhuma alteração hematimétrica e nos parâmetros clínicos foi observada nos animais. Parasitemia foi detectada em um animal inoculado com oocistos, no 7o dia pós-infecção (DPI) e em outros dois suínos do GII (taquizoítos), nos 3o e 49o DPI. Exames sorológicos revelaram a presença de anticorpos contra T. gondii nos animais inoculados com oocistos ou taquizoítos a partir do 7º dia pós-infecção (DPI), com títulos de 256 e 64, alcançando pico de 4096 nos dias 11 e 9 pós-inoculação, respectivamente. O GIII (controle) manteve-se negativo durante todo o período experimental. Os parâmetros espermáticos avaliados não apresentaram nenhuma alteração que pudesse ser atribuída a toxoplasmose. Diferenças significativas (p < 0,05) quanto às patologias espermáticas não foram observadas entre os grupos inoculados e o grupo controle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Anderson Barbosa de Moura, Sérgio Jordão Filho, Daniela Cristina Di Mauro, Beatriz Bassora Paim, Fernanda de Rezende Pinto, Alvimar José da Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













