Adeleídeos pseudoparasitos em Cerdocyon thous Linnaeus, 1766 no Sul do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p1083Palavras-chave:
Pseudoparasito, Coccídio, Adeleidae, Carnívoro.Resumo
O hábito alimentar de muitos carnívoros pode ser variado, o que inclui o consumo de insetos livres no ambiente ou que estejam em grãos. A ingestão destes invertebrados é essencial para que alguns coccídios possam ser dispersos na natureza através das fezes. Este estudo relata a presença de pseudoparasitos adeleídeos em fezes de Cerdocyon thous no sul do Brasil e alerta aos médicos veterinários quanto à existência de infecções espúrias que podem levar a descrições equivocadas de novas espécies nestes hospedeiros ou atribuir, erroneamente, à presença destes protozoários a algum sinal clínico.Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.