Crescimento radicular e produtividade de cana-de-açúcar em função de doses de vinhaça em fertirrigação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n2p179Palavras-chave:
Saccharum spp, Subproduto, Raízes, Latossolo.Resumo
Estudou-se a quantidade e a distribuição das raízes e a produção de cana-de-açúcar, cultivar RB 785148, em Latossolo Vermelho tratado com doses de vinhaça (0, 150, 300, 450 e 600 m3ha-1), em Londrina – PR. Para avaliação das raízes, utilizou-se o método do perfil, sendo estas analisadas através de imagens digitais. Independentemente da dose, a aplicação de vinhaça aumentou a quantidade total raízes, sendo maior o enraizamento na camada de 0 a 0,25 m. Quanto à produtividade de colmos, as doses de 300 e 450 m3 ha-1 proporcionaram produtividades significativamente maiores que a testemunha (0 m3 ha-1). Além de mais econômica, a dose de 300 m3 ha-1 resultou em maior enraizamento na camada de 0,25 a 0,50 m de profundidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.