Preferência de vacas leiteiras em lactação por sistemas de confinamentos com ou sem baias em duas disponibilidades de espaço
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2002v23n1p45Palavras-chave:
Vacas leiteiras, Teste de preferência, Sistema de Confinamento, Ordem Social, Comportamento de Repouso.Resumo
Dois testes de preferência foram conduzidos em 16 vacas leiteiras em lactação as quais tiveram que escolher entre confinamento com baias (com divisórias na área de repouso) ou sem baias (sem divisórias na área de repouso). Os dois testes, cada um com 14 dias de duração examinaram preferência dos animais em diferentes disponibilidades de espaço. Todas as vacas tinham experiência prévia nos dois tipos de confinamentos, mas, na semana anterior aos testes de preferência, metade dos animais foram mantidos no confinamento sem baias e a outra metade no confinamento com baias. Não foi observada influência desse tratamento prévio na escolha do tipo de confinamento pelos animais. O registro continuo, através de vídeo mostrou que, depois de 14 dias, a proporção mêdia de tempo despendido nas áreas dos confinamento sem e com baias foi respectivamente de 66:34 quando havia maior disponibilidade de espaço e de 68:32 quando havia menor disponibilidade de espaço. Na segunda semana dos dois testes verificou-se que, em ambas disponibilidade de espaço a proporção total de tempo em repouso no confinamento sem e com baias foi de 91:09, indicando uma forte preferência dos animais para se deitarem na área do confinamento sem baias, mesmo quando o espaço disponível para os mesmos foi restringido. Ordem social e valor de dominância foram determinados antes dos testes e verificou-se que correlacionavam mais fortemente com idade do que com peso vivo. Eles não tiveram influência significativa na escolha do sistema de confinamento pelos animais em ambas disponibilidades de espaço. A escolha do sistema de confinamento com baias pela minoria dos animais sugere que o fato de se usar testes de preferência como indicador de bem-estar pode levar ao desenvolvimento de sistemas que não fornecem o melhor bem-estar para todos os animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.