Resposta da cultura de sementes de capim-mombaça a épocas e doses de adubação de boro
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1545Palavras-chave:
Adubação foliar de micronutriente, Qualidade de sementes de gramínea tropical, Panicum maximum, Produtividade de sementes.Resumo
Deficiência ou toxidez de boro (B) tem sido frequentemente mencionada em culturas de interesse agronômico. Neste experimento objetivou-se avaliar os efeitos de duas épocas (03 de março e na antese) e de quatro doses de aplicação foliar de B (Bórax) (equivalente a zero; 2,0; 4,0 e 6,0 kg ha-1) sobre os componentes da produtividade e da qualidade de sementes, na produtividade de sementes e sobre relações componentes-produtividade em capim-mombaça (Panicum maximum Jacq. cv. Mombaça). O experimento foi conduzido a campo. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial (2x4), com quatro repetições. Épocas e doses de B não tiveram efeito sobre a massa individual de perfilhos vegetativo e de perfilho com panícula e sobre os números de perfilhos vegetativos, com panícula e total. Houve interação significativa para a aplicação de B em 03 de março para os números de sementes aparentes e puras, panícula-1 e área-1, para a massa de mil sementes puras, produtividade de sementes aparentes, produtividade de sementes puras, índice de colheita e para a produtividade de sementes puras viáveis. As épocas e as doses de B não afetaram a pureza física e a germinação de sementes. Correlação significativa e alta foi obtida entre os números de sementes aparentes e puras por área e o índice de colheita com as produtividades de sementes aparentes e puras. Dose foliar de B de 4,0 kg ha-1 pode ser indicada para ser aplicada em 03 de março em culturas de sementes de capim-mombaça.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.