Taxa de desidratação e composição químico-bromatológica do feno de grama-estrela (Cynodon nlemfuensis Vanderyst) em função de níveis de adubação nitrogenada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n3p493Palavras-chave:
Digestibilidade, Fibra, Forragem, Proteína.Resumo
O objetivo do trabalho foi determinar a taxa de desidratação da forragem após o corte, em condições de campo e avaliar a composição química em função da adubação nitrogenada. Utilizou-se dois níveis de adubação (50 e 100 Kg/N/ha) com o corte realizado após 28 dias de crescimento. Durante o período de secagem a campo foram realizadas amostragens no momento do corte e mais outras sete após o corte, para determinar a taxa de desidratação da planta e das frações folha e colmo. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com dez repetições e os dados de composição química, comparados pelo teste F (5%). A velocidade de perda de água foi maior para a folha comparada ao colmo, mostrando o mesmo padrão para os dois níveis de adubação. Na avaliação da composição química, a PB diferiu (P<0,05) quanto ao nível de nitrogênio. As concentrações de FDN, FDA, EE e MM não apresentaram diferença (P>0,05) para o nível de nitrogênio. Da mesma forma, para a DIVMS e DIVPB não houve efeito (P>0,05) entre os níveis de adubação nitrogenada. A adubação nitrogenada proporcionou aumento no teor de PB do feno de grama-estrela, porém não afetou os componentes da fibra, não resultando em aumento na qualidade nutricional do feno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.