Cinética de degradação ruminal de alimentos proteicos pela técnica in vitro de produção de gases
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p555Palavras-chave:
Resíduo úmido de cervejaria, Crisálida do bicho da seda desidratada, Coprodutos.Resumo
Foram realizadas determinações químico-bromatológicas das frações que constituem os carboidratos e compostos nitrogenados e a determinação das respectivas taxas de digestão do farelo de soja (FS), farelo de crambe (FC), farelo de nabo forrageiro (FNF), resíduo úmido de cervejaria (RUC) e crisálida do bicho da seda desidratada (CBSD). Os parâmetros cinéticos dos carboidratos não fibrosos (CNF) e fração B2 foram estimados a partir da técnica cumulativa de produção de gás. Entre os alimentos estudados houve considerável variação na composição químico-bromatológica. O farelo de crambe foi o único alimento que não apresentou sincronismo entre as frações nitrogenadas e carboidratos. Neste alimento houve predominância das frações A+B1 dos carboidratos e B1+B2 dos compostos nitrogenados, sendo que para os demais predominou a fração B2 dos carboidratos e B1+B2 dos compostos nitrogenados. Houve diferença entre os parâmetros de cinética digestiva para todos os alimentos. A maior participação na produção de gases devido aos CNF foi encontrada no farelo de crambe e farelo de nabo forrageiro. A fermentação dos CF proporcionou maior volume de gás no resíduo úmido de cervejaria e no farelo de soja, no entanto, o farelo de soja foi o alimento com maior volume total de gases. A taxa de degradação do CNF do resíduo úmido de cervejaria e crisalida do bicho da seda desidratada estiveram muito abaixo dos limites de degradação dessa fração. Devido aos parâmetros obtidos pela produção cumulativa de gases, o farelo de soja foi o melhor alimento avaliado, no entanto todos os demais apresentam potencial para utilização na nutrição animal. A técnica cumulativa de produção de gases possibilita a estimativa das taxas de degradação e fornece informações adicionais sobre a cinética de fermentação ruminal dos alimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.