Anticorpos anti-Leptospira spp. em animais mantidos em cativeiro na Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2945Palavras-chave:
Leptospirose, Animais silvestres, Zoológico, Nordeste do Brasil.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi verificar a ocorrência de anticorpos anti-Leptospira spp. em animais mantidos em cativeiro no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa, Estado da Paraíba, Nordeste do Brasil. Foram colhidas amostras de sangue de 49 animais: 26 mamíferos das espécies Sapajus libidinosus, Cebus flavius, Saimiri sciureu, Coendu sp., Pseudalopex vetulus, Leopardus pardalis, Leopardus tigrinus, Galactitis vitata, Eira barbara, Nasua nasua, Tayassu tajacu e Ratus norvegicus; 10 aves das espécies Penelope jacucaca, Pavo cristatus, Anodorhynchus hyacinthinus, Ara chlorothpterus, Pionites leucogaster, Polyborus plancus, Geranoaetus melanoleucus e Urubitinga urubitinga; e 13 répteis das espécies Caiman latirostris, Paleosuchus trigonatus, Caiman crocodilus, Tupinabis merinae, Tupinambis teguixin, Boa constrictor, Corallus hortulanus, Python molurus, Bufocephala vanderhaegei, Geochelone denticulata e Geochelone carboraria. Os soros foram examinados pela reação de soroaglutinação microscópica (SAM) utilizando 24 sorovares como antigenos e ponto de corte 1:100. Uma jaguatirica (Leopardo pardalis) apresentou reação positiva para o sorovar Icterohaemorrhagiae com título 100, porém não apresentou qualquer sinal clínico da infecção. Roedores sinantrópicos são os principais reservatórios deste sorovar, o que sugere a necessidade da manutenção e contínua avaliação de programas de controle de roedores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.