Características fermentativas, composição química e fracionamento de carboidratos e proteínas de silagem de capim-elefante emurchecido ou com adição de torta de mamona
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1447Palavras-chave:
Biodiesel, Coprodutos, Pennisetum purpureum, Ricinus communis L.Resumo
O experimento foi conduzido para avaliar os teores de nitrogênio amoniacal, potencial hidrogeniônico, perdas decorrentes do processo fermentativo, composição química, fracionamento de carboidratos e de proteínas de silagens de capim-elefante emurchecido, ou não, contendo torta de mamona. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições: capim-elefante emurchecido; capim-elefante não emurchecido; capim-elefante mais torta de mamona (6%); capim-elefante mais torta de mamona (12%) e capim-elefante mais torta de mamona (18%). o coproduto foi adicionado com base na matéria natural. Adotou-se uma massa específica de 600 kg/m3. A silagem contendo 18% de torta de mamona apresentou maior (P<0,05) valor de Ph (4,8). Teor elevado de nitrogênio amoniacal foi verificado para a silagem de capim não emurchecido (12,8% N-total). A torta de mamona foi eficiente em reduzir (P<0,05) as perdas por efluente e total, proporcionando maior índice de recuperação da matéria seca. Além disso, mostrou-se eficiente em aumentar (P<0,05) os teores de matéria seca, matéria mineral, proteína bruta e lignina. Já a matéria orgânica, nitrogênio insolúvel em detergente ácido, nutrientes digestíveis totais, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, celulose e carboidratos totais diminuíram (P<0,05) com a inclusão da torta de mamona. Para o fracionamento de carboidratos, não se verificou diferença (P>0,05) entre as silagens aditivadas para as frações A+B1, B2 e C. Para o fracionamento de proteína, as frações A e C diminuíram (P<0,05) com o aumento de inclusão da torta de mamona, diferentemente, da fração B1+B2 que se elevou. A torta de mamona destaca-se como um bom aditivo na ensilagem de capim-elefante, por reduzir a umidade e melhorar o perfil fermentativo das silagens, além disso, foi eficiente em incrementar o teor de proteína bruta das silagens, principalmente quando se utiliza a dose de 18%.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.