Características fermentativas, composição química e fracionamento de carboidratos e proteínas de silagem de capim-elefante emurchecido ou com adição de torta de mamona
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1447Palavras-chave:
Biodiesel, Coprodutos, Pennisetum purpureum, Ricinus communis L.Resumo
O experimento foi conduzido para avaliar os teores de nitrogênio amoniacal, potencial hidrogeniônico, perdas decorrentes do processo fermentativo, composição química, fracionamento de carboidratos e de proteínas de silagens de capim-elefante emurchecido, ou não, contendo torta de mamona. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições: capim-elefante emurchecido; capim-elefante não emurchecido; capim-elefante mais torta de mamona (6%); capim-elefante mais torta de mamona (12%) e capim-elefante mais torta de mamona (18%). o coproduto foi adicionado com base na matéria natural. Adotou-se uma massa específica de 600 kg/m3. A silagem contendo 18% de torta de mamona apresentou maior (P<0,05) valor de Ph (4,8). Teor elevado de nitrogênio amoniacal foi verificado para a silagem de capim não emurchecido (12,8% N-total). A torta de mamona foi eficiente em reduzir (P<0,05) as perdas por efluente e total, proporcionando maior índice de recuperação da matéria seca. Além disso, mostrou-se eficiente em aumentar (P<0,05) os teores de matéria seca, matéria mineral, proteína bruta e lignina. Já a matéria orgânica, nitrogênio insolúvel em detergente ácido, nutrientes digestíveis totais, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, celulose e carboidratos totais diminuíram (P<0,05) com a inclusão da torta de mamona. Para o fracionamento de carboidratos, não se verificou diferença (P>0,05) entre as silagens aditivadas para as frações A+B1, B2 e C. Para o fracionamento de proteína, as frações A e C diminuíram (P<0,05) com o aumento de inclusão da torta de mamona, diferentemente, da fração B1+B2 que se elevou. A torta de mamona destaca-se como um bom aditivo na ensilagem de capim-elefante, por reduzir a umidade e melhorar o perfil fermentativo das silagens, além disso, foi eficiente em incrementar o teor de proteína bruta das silagens, principalmente quando se utiliza a dose de 18%.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.