Carbono mineralizável, carbono orgânico e nitrogênio em macroagregados de Latossolo sob diferentes sistemas de uso do solo no Cerrado Goiano

Autores

  • Arcângelo Loss Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Sidinei Julio Beutler Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Adriano Perin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Lúcia Helena Cunha dos Anjos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2153

Palavras-chave:

Integração lavoura-pecuária, Sistema plantio direto, Milho/braquiária, Atividade microbiana, Carbono lábil.

Resumo

A integração lavoura-pecuária (ILP) em sistema plantio direto (SPD) pode aumentar o teor de carbono mineralizável, carbono orgânico e nitrogênio dos macroagregados do solo quando comparada a áreas de SPD, sem pastejo. O objetivo deste trabalho foi quantificar o carbono mineralizável e os teores de carbono orgânico total (COT) e nitrogênio (N) de macroagregados de Latossolo sob diferentes sistemas de uso do solo no Cerrado Goiano. Foram avaliadas duas áreas com rotação de culturas: ILP (milho+braquiária/feijão/algodão/soja) e SPD (girassol/milheto/soja/milho). Uma área de Cerrado natural foi tomada como condição original do solo. Foram coletadas amostras indeformadas nas camadas de 0-5 e 5-10 cm, sendo posteriormente incubadas em laboratório em delineamento inteiramente casualizado. Avaliou-se a quantidade de C-CO2 desprendida de cada amostra de agregados diariamente (até 37 dias) e, também, a respiração total de C-CO2 acumulada. Antes e após a incubação foram quantificados os teores de COT, N e a relação C/N. A área de ILP apresentou maiores valores de C-CO2 (0-5 cm) logo após a incubação quando comparada às demais áreas. Aos 7 dias após a incubação, nos três sistemas avaliados, observou-se um aumento na liberação de C-CO2 e, a partir do 25º dia ocorreu a estabilização da respiração microbiana. Entre as áreas cultivadas, a área de ILP apresentou maior acúmulo de C-CO2 e maiores teores de COT, N (antes e depois da incubação) e, menor relação C/N, antes da incubação. A ILP promoveu maiores acúmulos de C-CO2 quando comparada a área de SPD. A integração dos fatores rotação de culturas, plantas de cobertura (braquiária) e pastejo bovino no sistema de ILP aumentam o carbono mineralizável (acúmulos de C-CO2), COT e N nos macroagregados em comparação a área de SPD.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arcângelo Loss, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Adjunto, Deptº de Engenharia Rural, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Associados IV, Deptº de Solos, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Sidinei Julio Beutler, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente de Doutorado do CPGA-CS, Deptº Solos, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Adriano Perin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Prof. do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Rio Verde, Rod. Sul Goiana, km 01, Zona Rural, Rio Verde, GO, 75901-970.

Lúcia Helena Cunha dos Anjos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Profª Associado IV, Deptº de Solos, Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Loss, A., Pereira, M. G., Beutler, S. J., Perin, A., & Anjos, L. H. C. dos. (2013). Carbono mineralizável, carbono orgânico e nitrogênio em macroagregados de Latossolo sob diferentes sistemas de uso do solo no Cerrado Goiano. Semina: Ciências Agrárias, 34(5), 2153–2168. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2153

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>