Frações químicas e físicas da matéria orgânica do solo sob diferentes sistemas de uso em Roraima

Autores

  • Marden Daniel Espinoza Guardiola Universidad Nacional Autónoma de Honduras
  • José Frutuoso Vale Júnior Universidade Federal de Roraima
  • Edmilson Evangelista da Silva Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Celeste Queiroz Rossi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2419

Palavras-chave:

Fertilidade do solo, Sistemas de manejo, Fracionamento do Carbono Orgânico, Caracterização da Matéria Orgânica do Solo.

Resumo

Os sistemas de integração lavoura-pecuária (ILP) e lavoura-pecuária floresta (ILPF) surgiram como forte alternativa para incorporação de carbono e consequentemente melhoria nos atributos físicos e químicas do solo. Objetivou-se com o presente trabalho avaliar os atributos químicos e matéria orgânica em solos sob Floresta Natural (FN) convertidos em diferentes sistemas de uso e manejo: pastagem (PAST), Integração lavoura-pecuária (ILP) e Integração lavoura-pecuária floresta (ILPF). O estudo foi realizado na fazenda São Paulo, em Iracema, localizada na região centro-sul do estado de Roraima. O solo estudado foi classificado em Argissolo Amarelo Distrófico. As amostras foram retiradas mediante a abertura de trincheiras nas camadas de 0-0,10, 0,10-0,20, 0,20-0,40 e 0,40-0,60 m de profundidade. Foram analisados o carbono orgânico total (COT), fracionamento químico e granulométrico da MOS, as frações oxidáveis e a matéria orgânica leve em água. Os resultados mostraram baixos teores dos elementos químicos analisados, o que caracteriza solos com baixa fertilidade natural, que condiz com as condições do material de origem, elevadas precipitações e temperatura regional, bem como ao relevo local plano. Na camada de 0-0,1 m os sistemas PAST e ILP apresentaram os maiores teores de COT quando comparados aos outros sistemas estudados, nas demais profundidades não se verificou diferenças estatísticas entre os teores de COT. A maior quantidade de C na fração particulada (COp) foi verificada na camada superficial em todos os sistemas de manejo avaliados. A área de pastagem foi o sistema com a maior contribuição do COp na profundidade de 0-0,10 m. Com relação aos teores do carbono associado aos minerais (COam), os resultados demostraram que na profundidade de 0-0,10 m área de FN apresentou os menores teores quando comparados aos outros sistemas. Em relação às substâncias húmicas houve uma maior contribuição da Humina em todos os sistemas avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marden Daniel Espinoza Guardiola, Universidad Nacional Autónoma de Honduras

Prof. Auxiliar, Centro Universitário Regional del Litoral Atlántico, CURLA, Universidad Nacional Autónoma de Honduras, UNAH, La Ceiba, Honduras.

José Frutuoso Vale Júnior, Universidade Federal de Roraima

Prof. Associado II, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Roraima, UFRR, Boa Vista, RR, Brasil.

Edmilson Evangelista da Silva, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Pesquisador, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA Roraima, Boa Vista, RR, Brasil.

Celeste Queiroz Rossi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Pós-Doutoranda, Curso de Pós-Graduação em Agronomia, Ciência do Solo, CPGA/CS, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, Rio de Janeiro, Brasil. Bolsista Faperj.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Titular, Departamento de Solos, UFRRJ, Bolsista do CNPq, Seropédica, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-25

Como Citar

Guardiola, M. D. E., Vale Júnior, J. F., Silva, E. E. da, Rossi, C. Q., & Pereira, M. G. (2017). Frações químicas e físicas da matéria orgânica do solo sob diferentes sistemas de uso em Roraima. Semina: Ciências Agrárias, 38(4Supl1), 2419–2432. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2419

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.