Decomposição e liberação de nutrientes da palhada de braquiária, sorgo e soja em áreas de plantio direto no cerrado goiano
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1523Palavras-chave:
Resíduos culturais, Cerrado, Tempo de meia vida.Resumo
A avaliação da decomposição dos resíduos vegetais adicionados ao solo pelas plantas de cobertura permite uma melhor compreensão do fornecimento de nutrientes para as culturas de interesse comercial. O objetivo do trabalho foi avaliar as taxas de decomposição e a dinâmica da liberação de N, P e K de resíduos culturais na entressafra da soja cultivada em Latossolo Vermelho, sob plantio direto. Os resíduos utilizados foram braquiária (Brachiaria ruziziensis R. Germ. & Evrard) e o sorgo (Sorghum bicolor L. Moench). A produção média de biomassa seca de braquiária + soja foi de 6,1 Mg ha-1 e do sorgo + soja foi de 3,8 Mg ha-1 . A decomposição da matéria seca e a liberação de nutrientes foram monitoradas aos 15, 30, 60, 90, 120 dias por meio de sacolas contendo resíduos culturais depositados na superfície do solo. Utilizou-se um modelo matemático exponencial negativo simples para descrever a decomposição dos resíduos e a liberação de N, P, K, sendo calculados a constante de decomposição (k) e o tempo de meia-vida (T1/2). Os valores de T1/2 da matéria seca foram de 154 e 258 dias para braquiária + soja e sorgo + soja, respectivamente, no período seco e de 99 e 119 dias no período chuvoso. O nutriente que apresentou o menor T1/2 foi o P, seguido por K e N nos dois resíduos avaliados e nas diferentes épocas.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.