Deposição de sílica e teor de nitrogênio e silício em arroz
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1653Palavras-chave:
Oryza sativa, Adubação e anatomia vegetal.Resumo
A adubação nitrogenada é pratica importante para alcançar altas produtividades, entretanto doses elevadas de nitrogênio podem causar tombamento e tornar as plantas mais suscetíveis a doenças. Numerosos estudos têm demonstrado que muitas gramíneas acumulam silício em seus tecidos, e que a maior parte deste elemento é depositado na folha, o que funcionária como uma barreira mecânica a entrada de doenças. Entretanto elevadas doses de nitrogênio podem diminuir a deposição de sílica nas plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o teor de nitrogênio e silício na parte aérea, e a deposição de sílica em folhas de plantas de arroz de terras altas em função das doses de Si e N. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 2, com cinco repetições. Os tratamentos foram constituídos por três doses de N (5, 75 e 150 mg dm-3 de N) tendo como fonte a uréia e duas doses de Si (0 e 400 mg dm-3 de SiO2) tendo como fonte o silicato de cálcio (Wollastonita). O incremento da adubação com uréia reduziu o teor de Si na planta de arroz e a deposição de sílica na parede externa das células da epiderme das folhas de arroz.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.