Acidez do solo afetando concentração de micronutrientes, atividade da enzima nitrato redutase e produtividade em plantas de arroz de terras altas

Autores

  • Edemar Moro Universidade do Oeste Paulista
  • Carlos Alexandre Costa Crusciol Universidade Estadual Paulista
  • Heitor Cantarella Instituto Agronômico de Campinas
  • Adriano Stephan Nascente Embrapa Arroz e Feijão
  • Adriana Lima Moro Universidade do Oeste Paulista
  • Fernando Broetto Instituto de Biociências

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3397

Palavras-chave:

Oryza sativa, Fertilidade do solo, Acidez do solo, Produtividade, Sistema plantio direto.

Resumo

A menor produtividade grãos de arroz no sistema plantio direto (SPD) em relação ao sistema convencional pode ser devido ao predomínio de nitrato no solo e da baixa atividade da nitrato redutase. Um outra causa pode ser a deficiência por micronutrientes causada pelas correções superficiais da acidez do solo. Assim, o objetivo desse estudo foi de avaliar as alterações que o pH do solo provoca nas formas de N do solo, no teor de micronutrientes das plantas de arroz, na atividade da enzima nitrato redutase, nos componentes de produção e produtividade do arroz. O experimento foi conduzido em casa de vegetação. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado no esquema fatorial três (níveis de acidez) x cinco (fontes de micronutrientes), com quatro repetições. A adição de micronutrientes não afeta os teores de amônio e nitrato no solo; a acidez do solo afeta significativamente os teores de nitrato e amônio no solo, os teores de micronutrientes pelas plantas de arroz, a produtividade da cultura e os componentes de produção; a acidez média do solo (pH 5,5) propicia teores médios a altos de Cu e Fe, médios de Zn e Mn, alta atividade da enzima NR, resultando em maiores valores de matéria seca, perfilhos, panículas, espiguetas, peso de 100 grãos e consequentemente produtividade de grãos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edemar Moro, Universidade do Oeste Paulista

Engº Agrº, Prof. Dr. da Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Faculdade de Ciências Agrárias, Presidente Prudente, SP.

Carlos Alexandre Costa Crusciol, Universidade Estadual Paulista

Engº Agrº, Prof. Titular, Dr. do Deptº de Produção Vegetal, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Faculdade de Ciências Agronômicas, FCA, Botucatu, SP. Bolsista do CNPq.

Heitor Cantarella, Instituto Agronômico de Campinas

Engº Agrº, Pesquisador VI, Dr. do Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Centro de Solos e Recursos Ambientais, Campinas, SP. Bolsista do CNPq.

Adriano Stephan Nascente, Embrapa Arroz e Feijão

Engº Agrº, Pesquisador, Dr. Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO.

Adriana Lima Moro, Universidade do Oeste Paulista

Engª Agrª, Profª Drª da Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE, Faculdade de Ciências Agrárias, Presidente Prudente, SP.

Fernando Broetto, Instituto de Biociências

Engº Agrº, Prof. Adjunto, Dr. do Deptº de Química e Bioquímica, UNESP, Instituto de Biociências, Botucatu, SP. Bolsista do CNPq.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Moro, E., Crusciol, C. A. C., Cantarella, H., Nascente, A. S., Moro, A. L., & Broetto, F. (2013). Acidez do solo afetando concentração de micronutrientes, atividade da enzima nitrato redutase e produtividade em plantas de arroz de terras altas. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3397–3410. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3397

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>