Design para Causas Sociais

dificuldades enfrentadas por ONGs de proteção animal e possibilidades de atuação

Autores

  • Tifani Muller Schons Universidade Feevale
  • Juan Felipe Almada Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale https://orcid.org/0000-0001-9125-9832
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49206

Palavras-chave:

Design social, causa animal, ONGs e grupos de proteção animal

Resumo

A causa animal é uma questão social complexa que, mesmo com intensas atuações do terceiro setor, vem se agravando frente às problemáticas que enfrenta. Dessa forma, esse estudo tem como objetivo identificar as dificuldades vivenciadas pelas ONGs e grupos de proteção animal e, a partir disso, explorar como o design para inovação social pode ajudar a encontrar diferentes possibilidades de atuação para amenizar essas problemáticas. Portanto, foram realizadas quatro entrevistas abertas com gestoras de ONGs, além de um questionário através do Google Forms com 73 respondentes, caracterizando a pesquisa como aplicada, exploratória, descritiva e qualitativa, com um levantamento bibliográfico e survey. Encontrou-se, assim, um cenário que necessita de apoio, com ONGs e grupos de proteção enfrentando não apenas algumas dificuldades, mas, sim, várias, que se sobrepõem umas às outras e sobrecarregam a atuação na causa. Esse entendimento sistêmico do contexto, atingido através da pesquisa, possibilitou a visão de como o design pode auxiliar, gerando-se uma lista de insights e formas de atuação envolvendo o design estratégico, o design visual e o branding, baseados no design para a inovação social. O resultado obtido propõe o design como forma de gerar benefícios às ONGs e grupos de proteção animal e, por consequência, à causa animal como um todo.

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Biografia do Autor

Tifani Muller Schons, Universidade Feevale

Bacharela em Design pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Juan Felipe Almada, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade e Inclusão Social da Universidade Feevale. Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade e graduado em Design de Produto com ênfase em Ergonomia pela Universidade Feevale. Responsável pelos projetos na área de Design do Centro de Design e docente nos cursos de graduação em Design, Moda e Design de Interiores da Universidade Feevale. Integrante do projeto de extensão: Pró-Fábrica, Sapateiros do Bem. Desenvolveu e coordenou a MBA em Gestão e Desenvolvimento de Projetos orientados pela Inovação na Universidade Feevale. Atua como assessor no eixo de Gestão no Feevale Techpark, além de mentorias e assessorias nas áreas de Design Thinking, Modelagem de Negócios, MVP, entre outros, em programas como BRDE Labs, IdeaZ, Órbita.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda. Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: maxrs@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2038-8191 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6886286484926003

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Publicado

2024-05-22

Como Citar

Schons, T. M., Almada, J. F., Barth, M., & Pinheiro, C. M. P. (2024). Design para Causas Sociais: dificuldades enfrentadas por ONGs de proteção animal e possibilidades de atuação. Projetica, 15(1), 1–23. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49206

Edição

Seção

Design para Sustentabilidade

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