Blues: um ensaio etnográfico sobre cultura e reflexos na indumentária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n1p25

Palavras-chave:

Blues, Identidade cultural, Indumentária, Movimento de estilo Zoot-Suit

Resumo

O presente artigo tem como intento discorrer acerca das relações histórico-socioculturais que mediaram e determinaram o texto visual na cultura do blues, objetivando desenvolver uma coleção de alfaiataria. Pressupõe-se que a moda, como um veículo simbólico, esteja de maneira intrínseca ligada com o pensar do indivíduo e suas manifestações, por intermédio de seus textos visuais. Assimilar esses sinais de comunicação de personalidade exteriorizados por meio da moda, sob o viés dos fenômenos culturais é o norte da análise.

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Biografia do Autor

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutorado em Comunicação Social. Pofessor da Universidade Feevale/RS.

André Conti Silva, Universidade Feevale

Morgana Schoerpf Petry, Universidade Feevale

Graduada em Moda pela Universidade Feevale.

Débora Wissmann, Universidade Feevale

Graduanda de Publicidade e Propaganda da Universidade Feevale.

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Publicado

2019-06-24

Como Citar

Pinheiro, C. M. P., Silva, A. C., Petry, M. S., & Wissmann, D. (2019). Blues: um ensaio etnográfico sobre cultura e reflexos na indumentária. Projetica, 10(1), 25–40. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2019v10n1p25

Edição

Seção

Design de Moda

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