Design para Causas Sociais

dificuldades enfrentadas por ONGs de proteção animal e possibilidades de atuação

Autores/as

  • Tifani Muller Schons Universidade Feevale
  • Juan Felipe Almada Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale https://orcid.org/0000-0001-9125-9832
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49206

Palabras clave:

Design social, causa animal, ONGs e grupos de proteção animal

Resumen

La causa animal es un tema social complejo que, aún con intensas acciones del tercer sector, se ha ido agravando dada la problemática que enfrenta. Por tanto, este estudio pretende identificar las dificultades que experimentan las ONG y los grupos protectores de animales y, a partir de ello, explorar cómo el diseño para la innovación social puede ayudar a encontrar diferentes posibilidades de acción para paliar estos problemas. Para ello, se realizaron cuatro entrevistas abiertas a directivos de ONG, además de un cuestionario mediante Google Forms a 73 encuestados, caracterizando la investigación como aplicada, exploratoria, descriptiva y cualitativa, con levantamiento bibliográfico y encuesta. Así, se encontró un escenario que requiere apoyo, en el que las ONG y los grupos de protección enfrentan no solo algunas dificultades, sino muchas, que se superponen entre sí y abruman la acción en la causa. Esta comprensión sistémica del contexto, lograda a través de la investigación, permitió una visión de cómo el diseño puede ayudar, generando una lista de insights y formas de acción que involucran diseño estratégico, diseño visual y branding, basados ​​en el diseño para la innovación social. El resultado obtenido propone el diseño como una forma de generar beneficios para las ONG y grupos protectores de animales y, en consecuencia, para la causa animal en su conjunto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tifani Muller Schons, Universidade Feevale

Bacharela em Design pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). 

Juan Felipe Almada, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade e Inclusão Social da Universidade Feevale. Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade e graduado em Design de Produto com ênfase em Ergonomia pela Universidade Feevale. Responsável pelos projetos na área de Design do Centro de Design e docente nos cursos de graduação em Design, Moda e Design de Interiores da Universidade Feevale. Integrante do projeto de extensão: Pró-Fábrica, Sapateiros do Bem. Desenvolveu e coordenou a MBA em Gestão e Desenvolvimento de Projetos orientados pela Inovação na Universidade Feevale. Atua como assessor no eixo de Gestão no Feevale Techpark, além de mentorias e assessorias nas áreas de Design Thinking, Modelagem de Negócios, MVP, entre outros, em programas como BRDE Labs, IdeaZ, Órbita.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu e Coordenador Editorial na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: mauricio@feevale.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855.

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação, bacharel em Publicidade e Propaganda. Coordenador e professor no Programa de Pós-Graduação em Indústria Criativa da Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). E-mail: maxrs@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2038-8191 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6886286484926003

Citas

WPR 2020 CONSUMER culture report: insight into the complexities of the modern consumer's motivations, influences and purchasing habits. New York, NY: 5W Public Relations, 2020. Disponível em: https://www.5wpr.com/new/wp-content/uploads/pdf/5W_consumer_culture_report_2020final.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.

ABANDONO de animais aumentou cerca de 60% durante a pandemia. Exame, São Paulo, 27 dez. 2021. Bússola. Disponível em: https://exame.com/bussola/abandono-de-animais-aumentou-cerca-de-60-durante-a-pandemia/. Acesso em: 01 mar. 2024.

ABONG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ONGs. Tudo que você precisa saber antes de escrever sobre ONGs. São Paulo: ABONG, 2016. Disponível em: https://observatoriosc.org.br/wp-content/uploads/2020/11/Cartilha-para-jornalistas-web_CERTO.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.

AFFONSO, Ligia M. F. Mobilização social. Porto Alegre: Grupo A, 2018. E-book.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 1 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.064, de 29 de setembro de 2020. Altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, para aumentar as penas cominadas ao crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato. Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Lei/L14064.htm#art2. Acesso em: 1 out. 2023.

BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Brasília, DF: Presidência da República, 1998. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9605.htm. Acesso em: 1 out. 2023.

CONSOLO, Cecília. Marcas-Design estratégico: do símbolo à gestão da identidade corporativa. São Paulo: Editora Blucher, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521209423/. Acesso em: 23 out. 2023.

CONSUMERS can be heroes of climate action. London: Futerra X BEworks, 2022. Sustainability communications. Disponível em: https://futerra-assets.s3.amazonaws.com/documents/Futerra-BeWorks.pdf. Acesso em: 16 out. 2023.

DIAS, Reinaldo. Responsabilidade social: fundamentos e gestão. São Paulo: Grupo GEN, 2012. E-book. ISBN 9788522484461.

FERREIRA, Catarina. Número de animais abandonados cresce, mas adoção não acompanha. Folha de S. Paulo, São Paulo, 25 ago. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/08/numero-de-animais-abandonados-cresce-mas-adocao-nao-acompanha.shtml. Acesso em: 01 out. 2023.

FLACH, Leonardo. Captação de recursos e práticas organizacionais no Terceiro Setor. Gestão Contemporânea, Porto Alegre, ano 7, n. 7, p. 143-177, jan./jun. 2010.

FUTURE of jobs report 2023. In: WORLD ECONOMIC FORUM, 2023, Cologny, Geneva, Switzerland. Insight report […]. Cologny, Geneva: WEF, 2023. p. 2-295. ISBN-13: 978-2-940631-96-4.

HSUAN-AN, Tai. Design: conceitos e métodos. São Paulo: Editora Blucher, 2017. E-book. ISBN 9788521210115.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Mapa das organizações da sociedade civil. Brasília, DF: IPEA, 2021. Disponível em: https://mapaosc.ipea.gov.br/arquivos/posts/2796-pb6mapaversaodivulgacao.pdf. Acesso em: 6 out. 2023.

INSTITUTO PET BRASIL. Número de animais de estimação em situação de vulnerabilidade mais do que dobra em dois anos, aponta pesquisa do IPB. São Paulo: IPB Instituto, 2022. Disponível em: https://institutopetbrasil.com/fique-por-dentro/numero-de-animais-de-estimacao-em-situacao-de-vulnerabilidade-mais-do-que-dobra-em-dois-anos-aponta-pesquisa-do-ipb/. Acesso em: 2 out. 2023.

LINDSTROM, Martin. BrandSense: revisada e atualizada. Porto Alegre: Grupo A, 2012. E-book

MANZINI, Ezio. Design: quando todos fazem design. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2017.

MERONI, Anna. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, São Leopoldo, RS, v.1, n.1, p. 31‐38, Dec. 2008. DOI: https://doi.org/10.4013/sdrj.20081.05

NACCACHE, Sílvia Maria L. Um retrato do engajamento do brasileiro: quem são os voluntários, onde atuam e quais são suas motivações. Pesquisa voluntariado no Brasil, 2021. Disponível em: https://pesquisavoluntariado.org.br/. Acesso em: 1 mar. 2024.

OSÓRIO, Luciana; COLAFRANCESCHI, Rayssa. ONG de proteção animal não consegue mais dar conta de tantos cães e gatos abandonados no Rio. G1, Rio de Janeiro, RJ, 25 jan. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/01/25/ong-de-protecao-animal-nao-consegue-mais-dar-conta-de-tantos-caes-e-gatos-abandonados-no-rio.ghtml. Acesso em: 29 out. 2023.

PETS. Dados sobre o mercado de pets no Brasil. Entenda os hábitos, gastos e o relacionamento das pessoas com seus animais de estimação. Opinion Box, 2023. Disponível em: https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms%2Ffiles%2F7540%2F1693920191Infogrfico_Pets_01Set23_1_compressed.pdf. Acesso em: 14 mar. 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani César de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

SILVA, Ricardo da Silva e; LESSA, Bruno de Souza; FERREIRA, Adriana Greco; VELHO, Adriana Galli; ANASTÁCIO, Mari Regina. Empreendedorismo social. Porto Alegre: Grupo A, 2019. E-book. ISBN 9788533500204.

TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs: principais funções gerenciais. 11. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010.

VIEIRA, Naldeir dos Santos; PARENTE, Cristina; BARBOSA, Allan Claudius Queiroz. “Terceiro setor”, “economia social” e “economia solidária”: laboratório por excelência de inovação social”. Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, Portugal, p. 99-120, 2017. Número temático: Processos sociais e questões sociológicas. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/Sociologia/article/view/3132. Acesso em: 16 out. 2023.

WANDERLEY, Marcela La’Amour; ANDRADE, Pollyanna Sitônio; BARROS, Rafaela Queiroz de; LINS JÚNIOR, Willian Gudes. Bases comuns do Design: uma discussão sobre o impacto e papel social do design. Design & Complexidade, São Paulo, p. 10-22, 2017. DOI 10.5151/9788580392159-01 DOI: https://doi.org/10.5151/9788580392159-01

WORLD FEDERATION OF ADVERTISERS. Marketing and sustainability: closing the gaps. London: World Federation of Advertisers, 2021. Disponível em: https://www.gam.ma/sites/default/files/2021-07/WFA%20Sustainability%20and%20Marketing%20Report%202021%20(2).pdf. Acesso em: 16 out. 2023.

Publicado

2024-05-22

Cómo citar

Schons, T. M., Almada, J. F., Barth, M., & Pinheiro, C. M. P. (2024). Design para Causas Sociais: dificuldades enfrentadas por ONGs de proteção animal e possibilidades de atuação. Projetica, 15(1), 1–23. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2024.v15.n1.49206

Número

Sección

Design para Sustentabilidade

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.